Duas das principais obras públicas em andamento no Litoral têm avanços


Por Flávia Barros
Obras da Ponte de Guaratuba completam seis meses e chegam a 27,1% de execução

Obras da Ponte de Guaratuba completam seis meses e chegam a 27,1% de execução. Foto: DER/PR

Obras da Ponte de Guaratuba completam seis meses e chegam a 27,1% de execução
1/4 Obras da Ponte de Guaratuba completam seis meses e chegam a 27,1% de execução. Foto: DER/PR
2/4 Obras da Ponte de Guaratuba completam seis meses e chegam a 27,1% de execução. Foto: DER/PR
3/4 Obras da Ponte de Guaratuba completam seis meses e chegam a 27,1% de execução. Foto: DER/PR
4/4 Obras da Ponte de Guaratuba completam seis meses e chegam a 27,1% de execução. Foto: DER/PR

Elas são duas das maiores obras públicas em execução na região e também as que têm os maiores investimentos de recursos. Na última quarta-feira (6), o governo do estado divulgou como está o andamento das obras da Ponte de Guaratuba e da Orla de Matinhos. Segundo o relatório de obras do mês de outubro, a construção da ponte atingiu a marca de 27,1% de execução.

Até o momento, foram 24 estacas concluídas, sendo 14 no trecho estaiado e 10 no trecho pré-moldado. De acordo com o projeto, é prevista a construção de 64 estacas, sendo 24 no trecho estaiado e 40 no trecho pré-moldado. Foram fabricadas também 37 vigas longarinas, de um total de 160 previstas para a obra.

Já na execução das vigas travessas, quatro foram finalizadas. No total, serão 22 vigas travessas, que fazem parte da estrutura da ponte. De acordo com o projeto executivo da obra, serão 20 travessas construídas no trecho pré-moldado e duas travessas nos apoios laterais do trecho estaiado.

Segundo a engenheira do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), Larissa Vieira, o avanço das obras se enquadra dentro do planejamento.

Chegamos aos seis meses de obra na Ponte de Guaratuba com tudo dentro do que foi planejado no cronograma. Todas as etapas avançam visivelmente em infraestrutura com o rigor de qualidade, segurança e eficiência. O nosso objetivo é entregar essa, que é uma das maiores obras do estado, como um marco de transformação à população do litoral paranaense“, destaca.

Desde que começou, em 30 de abril, a obra da ponte já utilizou mais de 5 mil metros cúbicos de concreto, 682 caminhões betoneiras e 1.316 toneladas de aço. Até o momento, mais de 400 trabalhadores já foram contratados para atuar de forma direta ou indireta em diferentes ramos da execução.

O governo informou, ainda, que estão sendo realizadas as desapropriações, etapa importante para a obra seja entregue dentro do prazo estabelecido pela Administração Estadual, no início de 2026.

MATINHOS QUASE LÁ

Em Matinhos, a revitalização da Orla alcançou 96,09% da execução em outubro, de acordo com o boletim divulgado pelo Instituto Água e Terra (IAT). Atualmente, as obras se concentram na finalização da nova rede de microdrenagem, acabamentos finais da urbanização em Caiobá e nos balneários e no plantio das áreas de restinga. A previsão de término é para os próximos meses.

Além da conclusão nas intervenções de macrodrenagem, a instalação da microdrenagem atingiu 86%. Em Caiobá, está na fase final, com 97%. Já nos demais balneários, como Flamingo, Riviera e Praia Grande, chegou aos 85%.

As demais estruturas, como o espigão da Praia Brava, os guias de correntes da Avenida Paraná e de Matinhos e os headlands dos balneários Riviera e Flórida, estão concluídas. Também já foram lançados 100% dos tetrápodes em todos os pontos de revitalização da orla. E o plantio de vegetação (restinga) chegou a 79%.

O investimento do governo do estado na revitalização da Orla de Matinhos é de R$ 354,4 milhões, já considerando a atualização dos custos e adequação do projeto – o contrato original era de R$ 314,9 milhões.

Sair da versão mobile