Duplicação da PR-412 entre Matinhos e Praia de Leste adota tecnologia sustentável de pavimentação em concreto rígido


Por Luiza Rampelotti Publicado 23/01/2024 às 20h24 Atualizado 06/02/2024 às 15h13

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) anunciou, no último dia 16 de janeiro, o início da obra de duplicação da PR-412, que liga Matinhos à Praia de Leste, situada em Pontal do Paraná. Com uma extensão aproximada de 14,5 quilômetros, a rodovia será pavimentada em concreto rígido, utilizando placas de 21 centímetros de espessura.

O investimento estimado para a empreitada é de cerca de R$ 300 milhões, e o prazo de execução é de três anos. A escolha pela pavimentação em concreto rígido representa uma inovação e uma aposta em tecnologia sustentável para melhorar as condições viárias e promover benefícios ambientais na região.

Segundo o engenheiro civil Alex Maschio, diretor do Instituto Ruas, de Curitiba, e especialista em pavimentação em concreto no Brasil, a prática sustentável já está sendo adotada em diversas cidades, evidenciando ser uma tendência irreversível. “Acredito que não apenas Matinhos e Praia de Leste, mas outros municípios do litoral paranaense deveriam começar a adotar essa tecnologia que tanto pode contribuir com as questões térmicas e melhorias na acessibilidade de pedestres e motoristas“, analisa Maschio.

Principais vantagens do pavimento em concreto

Grande durabilidade com pouca manutenção: O concreto rígido oferece uma vida útil significativamente maior que o asfalto, reduzindo a necessidade de intervenções frequentes.

Menor investimento inicial: Apesar do custo inicial, o investimento no pavimento em concreto pode ser menor no longo prazo, considerando a durabilidade e a redução de custos de manutenção.

Eliminação da operação de recapeamento: Ao contrário do asfalto, não é necessária a incômoda operação de recapeamento, proporcionando uma gestão mais eficiente das rodovias.

Melhor visibilidade para usuários: O pavimento em concreto oferece melhor visibilidade para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, contribuindo para a segurança viária.

Melhoria da segurança viária: A utilização desse tipo de pavimento contribui para a segurança nas estradas, reduzindo riscos e acidentes.

Possibilidade de concreto permeável: A tecnologia permite a utilização de concreto permeável, favorecendo a drenagem e minimizando problemas relacionados a enchentes.

Economia de energia elétrica: A cor mais clara do pavimento em concreto proporciona uma economia de 30 a 60% de energia elétrica na iluminação pública, contribuindo para a eficiência energética.

*Com informações da Assessoria de Imprensa/Loop