Em cinco dias, 16 pessoas se afogaram nas praias do Litoral; um adolescente morreu


Por Luiza Rampelotti

Praias ficaram lotadas durante o fim de semana com feriado prolongado. Foto: JB Litoral

O último final de semana, com feriado prolongado de Independência da República, na terça-feira (15), foi uma amostra da próxima temporada de verão, que promete ser de casa cheia no Litoral. O tempo ensolarado ajudou e as praias da região ficaram lotadas de turistas.

No entanto, quanto mais pessoas no mar, mais possibilidade de afogamentos e ocorrências envolvendo salvamentos. Por isso, o 8º Grupamento de Bombeiros do Paraná já começou a atuar efetivamente na prevenção aquática.

Dos dias 12 a 15 de novembro, 20 Guarda Vidas Militares, 64 Guarda Vidas Civis, e seis embarcações em pronto atendimento atenderam os banhistas no Litoral. Como resultado da atuação, foram prestadas 1.981 orientações; 725 advertências; 22 pulseiras de identificação distribuídas; 82 situações envolvendo água-viva registradas; 11 resgates com duas vítimas em Grau 2, e um óbito de um adolescente de 15 anos, em Guaratuba. De acordo com o tenente Lucas Schramm, o afogamento que resultou na morte do menino aconteceu antes do início de abertura dos Postos de Guarda-Vidas.

Já nesta quarta-feira (16), outra situação de salvamento aquático, com duas vítimas, foi registrada perto do Morro do Boi, em Matinhos. Desta forma, foram registrados o total de 16 afogamentos, com um óbito.

Com a proximidade da temporada de verão 2022/2023, quando o Litoral recebe milhares de pessoas a mais do que sua população de moradores – cerca de 2 milhões de veranistas -, o tenente destaca algumas dicas de segurança para um banho seguro, visando a proteção dos banhistas.

Dicas de segurança

Óbito

O corpo do adolescente que morreu afogado próximo ao Morro do Cristo, em Guaratuba, na segunda-feira (14) pela manhã, foi localizado no período da tarde do mesmo dia. A vítima foi Nicolas Alves Gabriel da Silva, de 15 anos, morador na cidade de Campo Mourão (PR).

Por volta das 14h15, equipes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros foram acionadas para se deslocar até as imediações de um quiosque na Praia Central para atendimento de uma situação de achado de cadáver. Na chegada ao local, foi constatado que a vítima era Nicolas.

O adolescente teria entrado no mar pela manhã e acabou desaparecendo na água. Com a virada da maré, o corpo retornou para a areia da praia. Familiares do menino foram informados da situação e Instituto Médico Legal de Paranaguá foi acionado.

De acordo com as informações do Corpo de Bombeiros, Nicolas e outro jovem estavam tomando banho de mar entre a Praia Central e a Volta das Canoas, quando, em determinado momento, ficaram em dificuldade na água. Um guarda-vidas civil de folga flagrou a situação e conseguiu retirar o outro rapaz da água.

Equipes de guarda-vidas com motoaquática e o helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) participaram das buscas pelo menino que afundou.

Sair da versão mobile