Em estado crítico desde 2015, “Casarão de Guaraqueçaba” receberá projeto de restauro


Por Luiza Rampelotti

Um marco histórico de Guaraqueçaba, o “Casarão”, construído em 1880, está prestes a passar por um processo de restauração há tempos esperado. O edifício, conhecido por diversos nomes ao longo dos anos, desempenhou um papel importante na economia local durante o auge da exportação de bananas, abrigando a sede da Cooperativa dos Produtores de Banana em 1900.

No entanto, ao longo das décadas, passou por diferentes ocupações, incluindo escola primária, cooperativa, hotel, salão de festas, sede da colônia de pescadores, centro de visitantes, casa da memória, residência particular e sede de órgãos públicos. Hoje, o edifício encontra-se em estado crítico, com parte do telhado desabado e o assoalho deteriorado.

Em 2015, o prédio foi interditado pela Defesa Civil devido aos riscos que representava para a população. Desde então, a comunidade local tem lutado para preservar o importante marco histórico. Em 2018, educadores e alunos do Centro Social Marista lançaram a campanha “Salve o Casarão” para sensibilizar as autoridades competentes e a comunidade sobre a importância do edifício como patrimônio histórico e cultural da cidade.

Esperança

De acordo com a prefeitura, o ano de 2021 trouxe esperança quando a prefeita Lilian Ramos Narloch (Podemos), junto com a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, iniciou um diálogo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) solicitando a transferência do imóvel para o Município, a fim de tomar providências para seu restauro, uso e possível tombamento. O pedido de transferência do imóvel está em processo junto à Coordenação de Infraestrutura e Logística.

Em julho de 2022, em conjunto com a visita da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) do Paraná, foi realizado um registro fotográfico do local para documentar a situação precária do prédio e apresentá-lo às autoridades competentes.

Execução da escora do telhado

Em uma reunião com a Superintendência do IPHAN, realizada em julho deste ano, foi feito um pedido de apoio para o restauro do prédio (Ofício 023-2023) e, recentemente, a comunidade recebeu notícias positivas em relação ao Casarão. O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) do Paraná lançou um edital para patrimônio histórico, e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) foi selecionado para elaborar um projeto de restauro do imóvel nos próximos meses.

Este é um passo significativo na busca por recursos federais para o restauro e, subsequentemente, o tombamento do prédio”, destaca a Prefeitura.

A Superintendência do IPHAN acionou o ICMBIO, que sinalizou a execução da escora do telhado do prédio em breve, garantindo sua estabilidade enquanto o processo de restauro se desenrola.

Seguimos confiantes nas tratativas com os órgãos competentes na preservação deste importante patrimônio, que conta parte da nossa história e cultura. A restauração do Casarão de Guaraqueçaba é uma conquista que beneficiará a todos os cidadãos e as futuras gerações, garantindo que continue a contar a história rica e diversa deste belo município”, conclui a Prefeitura.

Sair da versão mobile