Tartaruga de espécie vulnerável é encontrada morta em Guaratuba
Nesta quarta-feira (16), Dia Mundial da Tartaruga Marinha, uma tartaruga foi encontrada morta em Guaratuba. O animal, que estava encalhado na areia, foi recolhido por agentes do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). A espécie é comum na região, mas é considerada vulnerável devido a ação do homem e a quantidade de animais mortos ao longo dos anos.
Trata-se de uma tartaruga-cabeçuda, de acordo com o Centro de Estudos do Mar (CEM). A espécie é a segunda mais comum no litoral paranaense e utiliza a plataforma costeira para alimentação e como rota de deslocamento. Segundo o CEM, a espécie está classificada como vulnerável quanto ao grau de ameaça de extinção e as atividades humanas no mar e na costa influenciam sua conservação.
Estes animais têm grande importância para a produtividade oceano, no entanto, todas as espécies de tartaruga marinha estão ameaçadas de extinção. Nossa ação e decisão diária pode influenciar na sobrevivência delas”, explicou a integrante do CEM, Camila Domit.
Por Karla Brook com informações do CEM