Em menos de 1 hora, chuva causa destruição em Matinhos; veja as fotos
Na manhã desta segunda-feira (15) os matinhenses constataram os estragos feitos pelo temporal que caiu entre a noite de domingo (14) e o início da madrugada de segunda.
Além da forte chuva, ventos, granizo e raios causaram prejuízos aos moradores, pois casas foram destelhadas, placas e árvores arrancadas, quiosques destruídos. Um dos comércios prejudicados foi o Mercado do Peixe, localizado no centro da cidade.
De acordo com o secretário Municipal de Defesa Social, Aldemir Zwetsch Júnior, a tempestade durou cerca de uma hora. “Além do mercado do peixe, todos os bairros de Matinhos foram afetados. A tempestade começou por volta das 23h de domingo, de repente, ninguém estava esperando. A maioria dos locais prejudicados é de frente para o mar, na Avenida Atlântica, durou cerca de 40 minutos, mas, devido aos ventos, causou muito estrago”.
O secretário ressalta que boa parte do mercado foi destelhado e, por isso, molhou os equipamentos das bancas. “O prejuízo maior foi com equipamentos: máquinas de cartão, câmaras frias. Houve também falta de energia elétrica e a porta principal foi quebrada. Agora o pessoal está fazendo o levantamento de tudo para retomar as atividades”.
A Defesa Civil Municipal não recebeu chamados para atender famílias desabrigadas. “Nós não tivemos nenhum chamado, o Corpo de Bombeiros, se não me engano, atendeu três famílias, mas fizemos uma ronda pela cidade e estamos dando todo o apoio necessário para quem teve sua casa destelhada ou danificada por árvores”, completou.
A comerciante Marinalva Ferreira tem banca de pescados há 20 anos e ficou assustada com a situação. “Já tivemos uma situação parecida, mas a primeira foi coisa mínima, desta vez foi muito feio. Quando cheguei aqui encontrei a porta de vidro estourada pelo vento, a fiação toda pendurada, chão quebrado por conta da telha que caiu. Parecia filme de terror”, contou.
Marinalva ainda não sabe mensurar o prejuízo que teve, mas relata que várias mercadorias foram perdidas. “Ainda não consegui calcular o prejuízo, mas a parte elétrica foi danificada, o forro, chão, mercadorias estragaram porque caiu água, máquinas de cartão molharam, uma situação bem complicada”, desabafa.