Estudante de escola pública realiza sonho de estudar fora do país


Por Maisy Pires e Maickon Chemure
WhatsApp Image 2024-10-26 at 17.38.44
Lavynnia fará um intercâmbio totalmente gratuito para o Canadá. (Foto: arquivo pessoal)

Para muitos jovens, principalmente estudantes de escola pública, estudar fora do país é um sonho distante. Assim como era para a jovem parnanguara Lavynnia Alves Marques Vieira, de 16 anos, mas deixou de ser quando ela foi aprovada no programa Ganhando o Mundo, do Governo do Paraná.

Lavynnia, moradora no bairro Vila Garcia, estuda no Instituto Estadual de Educação Drº Caetano Munhoz da Rocha (IEE), em Paranaguá, e fará um intercâmbio totalmente gratuito para o Canadá. “Sempre sonhei em estudar fora do país, porém os custos são altos. Mas uma vez uma professora me disse que eu chegaria longe com os meus estudos e tudo seria possível se eu me dedicasse a eles”, disse a jovem ao JB Litoral.

Cursando o 1º ano do Ensino Médio – Técnico de Desenvolvimento de Sistema, ela contou que quase não deu tempo de realizar a inscrição no programa. “Eu estudava no Instituto Federal do Paraná (IFPR) e, no começo do ano, mudei para o Instituto. Na mesma semana que fui para o novo colégio, já sabia do programa Ganhando o Mundo por causa do IFPR. Um dia o pedagogo chegou na sala de aula e eu perguntei para ele: tem como eu fazer a minha inscrição? Mas ele falou: sinto muito, já fechou!”.

Porém, minutos depois, o pedagogo retornou. “Passaram uns minutinhos e ele voltou e falou assim: ‘Lavínia, eu vi teu histórico escolar e vi que todas as notas são muitos são muito boas, né? E teve a homologação das inscrições, se você quiser fazer sua inscrição, você pode fazer’. Cheguei em casa, fiz minha inscrição na área do aluno e tive que passar pelos critérios de nota e frequência. Fiz tudo isso no último dia”.

Resultado

Após 40 dias, o sonho da Lavynnia se tornou realidade. “Não tinham muitas vagas aqui no Paraná, aí eu fiquei naquela ansiedade, né? Então, no dia 26 de junho, cheguei na escola e o pedagogo chegou para mim e falou assim: ‘Olha, tem uma notícia muito ruim para você’. Aí eu fiquei assustada, e ele continuou: A notícia ruim é que você passou no intercâmbio’, ele disse brincando”.

Foto: Divulgação/Governo do Estado

Sonho realizado

Fiquei muito feliz, muito animada, pois estudei demais, na verdade, eu estudo demais. Sou muito dedicada nessa parte de estudo e não arrependo de nada de ter estudado, pois tudo isso valeu a pena”, destaca.

Orgulhosa, a mãe da jovem, Andriele Vieira, ressalta que tudo isso é resultado do esforço da filha. “É uma alegria ver minha filha realizando seus sonhos. Ela é uma menina maravilhosa e atenciosa. Sempre foi esforçada e sempre consegue o que almeja, pois corre atrás de seus sonhos. Já esperava esse resultado, pois sei que ela é capaz. Agora, ela vai conquistar o mundo”.

Preparando as malas

Segundo elas, a data do embarque ainda não foi informada. A princípio, será entre janeiro e fevereiro de 2025 e Lavynnia ficará no Canadá por seis meses.

As despesas são todas custeadas pela Secretaria Estadual de Educação (SEED), incluindo passagens, alimentação, hospedagem, materiais didáticos, seguros, vacinas e emissão de vistos e documentos. Os alunos também recebem um auxílio de R$ 800 mensais no período do intercâmbio.

Sobre o programa “Ganhando o Mundo”

O Ganhando o Mundo dá a oportunidade para que alunos da rede pública estudem um semestre letivo fora do país com as despesas pagas, aprendendo uma nova língua e conhecendo uma nova cultura. Em 2025, serão enviados 500 alunos para o Canadá, 200 para a Austrália, 200 para a Nova Zelândia, 150 para o Reino Unido e 150 para a Irlanda – este último país o novo destino do programa.

O objetivo do programa é de que os alunos intercambistas dividam suas experiências com os colegas ao voltarem para o dia a dia nas escolas de origem. Assim, o conhecimento adquirido por cada estudante é compartilhado com toda a escola.

O programa abrange todo o estado, com pelo menos um estudante de cada um dos 399 municípios do Paraná, além de mais de 100 alunos beneficiários do Bolsa Família.

Sair da versão mobile