Exposição de veículos e largada promocional dá início ao 37º Rally da Graciosa nesta quinta (13), em Antonina


Por Luiza Rampelotti
Rally morretes
image-1-3
A largada do 37º Rally da Graciosa abre a temporada 2024 do Campeonato Brasileiro de Rally. Fotos: Lisandro Garcia

A adrenalina toma conta da Serra da Graciosa nesta semana, com a largada do 37º Rally da Graciosa, que abre a temporada 2024 do Campeonato Brasileiro de Rally. A expectativa para o evento já começa nesta quinta-feira (13), com a exposição dos veículos, a partir das 17h, na Praça Carlos Cavalcanti, em Antonina. Em seguida, ocorrerá uma emocionante largada promocional às 19h, na Estação Ferroviária, prometendo um aquecimento para as disputas que se seguem.

A disputa principal acontece de sexta-feira (14) a sábado (15), reunindo os melhores pilotos do país em um dos trajetos mais históricos e desafiadores do esporte, percorrendo estradas de Antonina, Morretes e Quatro Barras, incluindo a icônica subida da Serra da Graciosa. A competição promete ser acirrada, com cerca de 20 carros divididos em três categorias: Rally 5 (carros de produção 4×2), Rally 4 (carros 4×2 preparados) e Rally 2 (carros com tração integral). Entre as duplas, os atuais campeões brasileiros, Federico Ensslin e Martin Villete, e grandes nomes do esporte nacional se enfrentam, incluindo a estreia do novo carro de Evandro Carbonera e Jean Paulo Klein, um Hyundai HB20 turbo.

Impacto positivo para a comunidade e economia local

A prova, uma das mais antigas do Brasil, faz parte dos Jogos de Aventura e Natureza (JANs), promovidos pelo Governo do Estado. Para prefeito de Antonina, José Paulo Vieira Azim (PSD), o Zé Paulo, o evento, “com foco na integração entre esporte, turismo e preservação ambiental, gera impacto positivo para a comunidade esportiva e para a economia local”, diz ao JB Litoral.

O piloto Léo Zettel, um dos organizadores do rally, fala sobre a importância da competição e destaca o apoio das comunidades locais e do Poder Público na realização do evento, especialmente em Antonina, onde a recepção sempre foi calorosa e colaborativa. “Aqui em Antonina, que está sediando o Rally da Graciosa este ano, é um caso muito atípico. A comunidade recebe muito bem. É uma cidade que já teve o rally antes, então eles sabem bem como funciona. Todo o Poder Público está apoiando o esporte, desde o Estado até o Município, então estamos tendo muitas facilidades para realizar essa que é uma das provas mais importantes do Brasil”, conta ao JB Litoral.

Ele destaca que o Rally da Graciosa é uma das provas mais importantes do Brasil, cuja primeira edição ocorreu em 1981. O evento não aconteceu todos os anos e, desde a pandemia, foi cancelado por diversos problemas. A última edição programada para 2022 foi cancelada devido ao excesso de chuvas na região, que alagou várias estradas do percurso. Portanto, esta será a primeira edição do rally desde a pandemia.

O piloto ressalta que a prova é especial por ser o único rally de asfalto da América Latina, diferenciando-se do restante do campeonato brasileiro. “Os competidores trazem equipamentos um pouco diferentes, os setups são diferentes, é um desafio novo”, afirma.

Léo Zettel busca a vitória na única categoria que ainda não conquistou

Zettel, que é piloto há mais de 20 anos, relembra sua trajetória no esporte. “Eu praticamente nasci num carro de rally. Meu pai era piloto nos anos 80, e desde pequeno, eu acabei convivendo com esse meio. Quando fiz 18 anos, tirei a carteira, daí troquei de lado, comecei a pilotar, e considero 2003 como o marco inicial da minha carreira como piloto”, lembra.

Neste ano, Zettel compete em seu 21º campeonato e tentará vencer a única categoria na qual ainda não foi o ganhador no Rally da Graciosa. Foto: Divulgação

Ele comenta que, embora faça parte da organização, também participa como piloto da competição. Neste ano, ele compete em seu 21º campeonato e tentará vencer a única categoria na qual ainda não foi o ganhador no Rally da Graciosa. “Terei a sorte de poder disputar mais uma vez. Este ano vou na categoria Rally 4, que é para os carros 4×2 preparados, e curiosamente é a única categoria que ainda não venci nesta prova. Estou com o equipamento todo em ordem para buscar a vitória na edição 2024”, diz.

Transporte facilita acesso do público à SS Graciosa

Para garantir que o público possa acompanhar a prova com segurança e conforto, o RPMC – Rally & Pista Motor Clube firmou uma parceria com a Viação Graciosa, garantindo transporte para os entusiastas que desejarem assistir à prova na SS Graciosa.

Com o fechamento da Estrada da Graciosa três horas antes da largada do primeiro carro, quatro veículos da Viação Graciosa estarão à disposição do público a partir das 10h, partindo do Portal da Serra da Graciosa sentido Antonina e do trevo de São João da Graciosa sentido Curitiba. “Os veículos farão paradas a cada 15 minutos em todos os pontos da Serra da Graciosa, garantindo embarque e desembarque dos fãs do esporte. Após o término da especial, o transporte estará disponível novamente para o retorno aos pontos de partida”, diz o diretor da Viação Graciosa, Rafael Follman, ao JB Litoral.

O RPMC – Rally & Pista Motor Clube firmou uma parceria com a Viação Graciosa, garantindo transporte para os entusiastas que desejarem assistir à prova na SS Graciosa. Foto: Divulgação

Programação

Quinta-feira – 13 de junho de 2024

Sexta-feira – 14 de junho de 2024

Sábado – 15 de junho de 2024

Sair da versão mobile