Fanfarra Única de Antonina é campeã geral da Copa América de Bandas e Fanfarras 2024


Por Luiza Rampelotti Publicado 21/10/2024 às 14h13

A Fanfarra Única, de Antonina, se consagrou campeã geral da III Copa América de Bandas e Fanfarras, realizada no último fim de semana, dias 19 e 20 de outubro, em Itapema (SC). O evento, que contou com a participação de corporações de diversos estados e do Uruguai, consolidou a fanfarra antoninense como uma das principais forças do cenário musical da região. Com uma plateia estimada em mais de 10 mil pessoas, o maestro Rodrigo Freire, em entrevista ao JB Litoral, destacou a emoção da conquista inédita.

Foi um evento muito lindo, com dois dias de muita competição. Sabíamos que havíamos feito uma excelente apresentação, e a reação do público, de pé aplaudindo, foi emocionante. Esta foi a primeira vez que conquistamos o título geral, competindo com bandas de diversos estilos, o que torna essa vitória ainda mais especial“, celebrou Freire.

Histórico de sucesso

A vitória na competição de 2024 não foi um resultado isolado. A Fanfarra Única já havia se destacado na edição de 2023, quando conquistou o primeiro lugar nas categorias Percussão e Percussão com Lira. No entanto, desta vez, a fanfarra superou grupos tradicionais de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Uruguai, consolidando-se como a campeã geral.

Freire ressaltou que essa vitória histórica é resultado de anos de dedicação e de uma trajetória que começou de forma modesta, em 2002, com a professora Nalva do Rocio fundando a Fanfarra Miranda Couto. “Em 2008, passamos a contar também com alunos da Escola Altair Gonçalves, e, em 2010, adotamos o nome ‘Fanfarra Única’. Desde então, os ensaios acontecem durante todo o ano, e isso tem trazido mudanças significativas no comportamento e desempenho dos nossos alunos”, explicou.

Conquistas e reconhecimento

Durante a Copa América de 2024, a Fanfarra Única acumulou diversos prêmios, além do título de campeã geral. Entre os destaques estão o 1º lugar em Percussão, Mor de Comando, Pavilhão Nacional, Corpo Coreográfico e Estandarte. As balizas também receberam grande reconhecimento, conquistando o primeiro lugar nas categorias Júnior e Infantil.

Além das conquistas, Rodrigo Freire fez questão de agradecer o apoio recebido. “Quero agradecer a Deus, primeiramente, e a todos os alunos, à Escola Miranda Couto, ao Colégio Altair Gonçalves e aos diretores. Agradeço também à minha esposa, Paula Karoline, coreógrafa do corpo coreográfico, e à professora Nalva, nossa fundadora. Agradeço ainda ao prefeito José Paulo Vieira Azim, à vice Rozane Osaki e ao vereador Paulo Roberto Broska. Sem o apoio deles e de nossos parceiros, como o Samae e a Viação Graciosa, que garantiram nosso transporte, não teríamos conseguido participar deste evento“, ressaltou.

Dedicação e voluntariado

O trabalho voluntário do maestro também é destacado como peça-chave para o sucesso da fanfarra. Mesmo com um emprego em Paranaguá, Freire consegue coordenar os ensaios, que acontecem três vezes por semana, e intensifica a rotina quando se aproxima de concursos. “Nosso grupo é muito dedicado, e isso facilita o planejamento. Este ano, conseguimos o patrocínio dos ônibus, graças à SAMAE e à Viação Graciosa“, afirmou.

Atualmente, a Fanfarra Única conta com 54 membros e mais 10 pessoas na equipe, cada um desempenhando funções essenciais para o grupo. O resultado desse esforço conjunto é uma trajetória de vitórias e reconhecimento, que culmina com o título de campeã geral da Copa América de Bandas e Fanfarras 2024, um marco para a história musical de Antonina.

Resultados da Fanfarra Única na III Copa América de Bandas e Fanfarras 2024:

  • Campeão Geral
  • Percussão com Lira Júnior: 1º Lugar
  • Mor de Comando Juvenil: 1º Lugar
  • Pavilhão Nacional Infanto Juvenil: 1º Lugar
  • Estandarte Infantil: 1º Lugar
  • Corpo Coreográfico Infanto Juvenil: 1º Lugar
  • Baliza Júnior: 1º Lugar
  • Percussão Juvenil: 1º Lugar
  • Mor de Comando Júnior: 1º Lugar
  • Pavilhão Nacional Infantil: 1º Lugar
  • Baliza Infantil: 1º Lugar
  • Estandarte Infanto Juvenil: 2º Lugar

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *