Fé e solidariedade: Diocese de Paranaguá celebra Corpus Christi com procissões e ações sociais


Por Luiza Rampelotti
image-1-38
A data é marcada por missas solenes e procissões com o Santíssimo Sacramento, que percorrem ruas adornadas com belos tapetes coloridos confeccionados pelas comunidades locais. Neste ano, em Paranaguá, a procissão sairá da Igreja da Paz. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

A Diocese de Paranaguá se prepara para celebrar a Solenidade do Corpo e Sangue de Jesus Cristo, o Corpus Christi, um dos feriados religiosos mais importantes do calendário católico, na próxima quinta-feira (30). Tradicionalmente, a data é marcada por missas solenes e procissões com o Santíssimo Sacramento, que percorrem ruas adornadas com belos tapetes coloridos confeccionados pelas comunidades locais.

Paranaguá: celebração conjunta e Jubileu de Ouro

Na sede da Diocese, Paranaguá, a celebração terá um significado especial este ano. Todas as paróquias da cidade se reunirão na Paróquia Nossa Senhora da Paz (Rua Maneco Viana, 1042 – Jd. Alvorada – Paranaguá) para uma missa conjunta, às 15h, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Edmar Peron. A escolha da Igreja da Paz, palco da celebração, faz parte das comemorações do Jubileu de Ouro – 50 anos de criação da paróquia.

A missa será concelebrada por todos os padres da cidade: Fábio (N. Sra. da Paz), Thiago (São Cristóvão), Binu (Navegantes), Nathan (São João), Denildo (Bakhita), Emerson (Catedral), Dirson (Santuário do Rocio) e Fred (Santuário São Francisco). Após a missa, a procissão com o Santíssimo Sacramento percorrerá as ruas próximas, com a participação de todas as paróquias.

Tapetes e tradição

Como de costume, cada paróquia de Paranaguá será responsável por preparar uma parte do tapete que adornará o caminho da procissão. A organização dos tapetes já está em andamento, com as comunidades buscando materiais para a confecção das obras de arte que representam a fé e a devoção. A procissão sairá e retornará para a Igreja da Paz, onde o bispo dará a benção final.

Chamado à caridade e solidariedade

Dom Edmar destaca que Corpus Christi é uma festa de comunhão eclesial em torno da Eucaristia, que impulsiona à caridade. “Nós queremos proclamar a nossa fé em Jesus vivo, presente no meio de nós. Queremos manifestar nosso amor a Ele também manifestando nosso amor aos irmãos e irmãs que sofrem com as calamidades climáticas, com as doenças e a fome“, afirmou o bispo.

Ele convida os fiéis a levarem doações para as igrejas no dia de Corpus Christi, para que sejam distribuídas entre os necessitados. “Que a nossa fé se traduza em gestos concretos de solidariedade“, completou Dom Edmar.

Guaratuba: fé e ação social

Em Guaratuba, na Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso, a procissão com o Santíssimo Sacramento também será um momento de união e solidariedade. As doações trazidas pelos fiéis, como alimentos não perecíveis e agasalhos, serão organizadas e entregues às entidades de assistência social logo após a procissão.

Celebrações em toda a Diocese

Corpus Christi será celebrado em todas as 13 cidades da Diocese de Paranaguá: Adrianópolis, Antonina, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Cerro Azul, Doutor Ulysses, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá, Pontal do Paraná e Tunas do Paraná. Os horários das missas e procissões em cada cidade estão disponíveis nas redes sociais da Diocese (Facebook e Instagram).

Horários em outras cidades

*Com informações da PASCOM

Sair da versão mobile