Festival ‘Paranaguá Mais Cores’ leva 200 m² de arte urbana para quatro cidades do Litoral


Por Luiza Rampelotti

Projeto foi um dos responsáveis pela realização do maior painel de arte urbana do Litoral, realizado em 2021, no Aquário de Paranaguá. Foto: Alessandro Ramos

Desde o último dia 21, o Litoral do Paraná está sendo contemplado pelo festival ‘Paranaguá Mais Cores’, que leva mais de 200 metros quadrados de arte urbana para a região. As cidades de Guaratuba, Matinhos, Morretes e Paranaguá estão recebendo murais de 12 artistas urbanos, com temáticas ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Os temas dos murais falam sobre o consumo sustentável, mudanças climáticas, igualdade, inovação e diversidade. O intuito é fomentar a cadeia produtiva cultural da região através das pinturas urbanas que buscam valorizar os costumes, preservar a memória e a confiança dos caiçaras.

Para Giusy de Luca, uma das produtoras à frente da iniciativa, a proposta ainda ajuda no resgate da autoestima da população local. “É importante estar alinhada a projetos que tenham consciência social e ambiental e que visem revitalizar espaços urbanos para garantir que a população local se orgulhe do lugar onde vive”, diz.

Festival promove oficinais com escolas locais. Na semana passada, alunos da Escola Eva Cavani, em Paranaguá, foram apresentados à arte urbana. Foto: Divulgação

O projeto Paranaguá Mais Cores começou em 2019, através da iniciativa de artistas do Litoral que viram a possibilidade e a necessidade de colocar arte na rua, uma vez que o município possuía poucas intervenções urbanas na época. Três anos depois, a iniciativa já coloriu 25 murais, tendo recebido ampla aceitação por parte da comunidade local.

A organização explica que, através da arte nos muros, Paranaguá passou a ser valorizada e revitalizada. Além disso, o projeto foi um dos responsáveis pela realização do maior painel de arte urbana do litoral paranaense, realizado em 2021, no Aquário de Paranaguá.

O artista Giovanni Negromonte, um dos idealizadores do projeto, conta que a arte urbana é a maneira mais democrática de levar arte à população da região. “Ao colocar a arte no espaço público, torna-se possível o acesso da população à identidade local, democratizando o acesso à arte, que se estabelece no caminho para escola, na ida ao trabalho, na caminhada pela cidade“, comenta.

A iniciativa ainda prevê oficinas de arte urbana a serem ministradas em sete escolas do Litoral, no intuito de fomentar a maior integração entre arte e comunidade. “As oficinas acontecem ao final do projeto, oportunidade para que o Paranaguá Mais Cores apresente às crianças e jovens o contato inicial com o mundo da arte”, conclui Negromonte.

*Com informações da Assessoria de Imprensa

Sair da versão mobile