Força-tarefa Pró-Saúde começa a visitar UBS’s; objetivo é ouvir população e servidores e resolver problemas de imediato


Por Flávia Barros Publicado 15/06/2023 às 17h45 Atualizado 18/02/2024 às 14h21

Muita gente desconhece a função de uma ouvidoria, ou de como ter acesso a ela. O objetivo de uma ouvidoria é, basicamente, conduzir opiniões, reclamações e denúncias, atuando na mediação de conflitos entre o cidadão e a instituição, com ética, sigilo, neutralidade e transparência. Em Paranaguá, uma delas é a Ouvidoria da Saúde. Para torná-la mais conhecida da população (e dos próprios servidores), e resolver problemas apontados por esses públicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade, foi iniciada, no último dia 31, a Força-Tarefa “Pró-Saúde”.

Imagine você estar na UBS e chegar uma equipe da Prefeitura para perguntar se tem algo que possa ser melhorado no local, ouvir sua opinião e resolver as questões mencionadas. É isso que acontece com a Pró-Saúde. A ideia é visitar todas as UBSs para verificar detalhes estruturais, de atendimento e de serviços, além de buscar soluções imediatas às necessidades pontuais de cada uma delas. Todas as demandas são anotadas e acompanhadas.

A Força-Tarefa é composta por representantes das secretarias municipais de Governo, Saúde, Administração, Obras, Comunicação e Meio Ambiente, além de Tecnologia da Informação e setores como Engenharia, Manutenção, Direção de Atenção Básica, Departamento de Assistência à Saúde, setor de Medicamentos, Almoxarifado e equipe de higienização.

Raio-x


Para explicar os detalhes da ação, o JB Litoral conversou com a secretária municipal de Governo, Luciana Costa, que coordena a iniciativa.  Segundo ela, a força-tarefa não tem data para terminar.

As visitas seguirão um cronograma até todas serem visitadas. Esta é uma ação sem data de término, com a equipe retornando às unidades de tempos em tempos”, disse.

Luciana Costa também detalhou quais são os principais pedidos feitos à equipe. “São demandas de manutenção pontuais. Cada unidade tem suas características e pequenos reparos podem ser realizados de imediato. As equipes também são ouvidas e orientadas quanto a qualquer dúvida que apresentam sobre os serviços ofertados na unidade”, revelou a secretária.

Ela também afirmou que aquilo que não puder ser resolvido na hora será tratado como prioridade. “O objetivo é solucionar a demanda de imediato, e não sendo possível, será tratado com prioridade. Além disso, outra medida tomada é facilitar o contato da população como também dos servidores à Ouvidoria da Saúde. Desta forma, estão sendo colocados cartazes informando sobre a Ouvidoria e como acioná-la nos casos de denúncia, elogios, dúvidas e sugestões relacionadas à Saúde”, explicou.

Equipe de manutenção faz parte da Força-Tarefa e faz reparos imediatos. Foto: Prefeitura da Paranaguá

Cronograma


A Pró-Saúde começou em 31 de maio, na UBS Emir Roth, localizada na Ilha dos Valadares. No dia 1º de junho foi a vez da UBS Evanil Rodrigues, no Jardim Araçá, receber a força-tarefa. Já na segunda (5) e terça-feira (6) da semana passada, a UBS Ezequiel Luís Dias do Nascimento, no Leblon, foi a contemplada com a visita.

Independente da Força-tarefa, a Ouvidoria da Saúde pode ser acionada pelo e-mail [email protected], ou pessoalmente, na sede administrativa da secretaria Municipal de Saúde, na rua João Eugênio, Centro. As denúncias podem ser de forma anônima. Mesmo com dados coletados, o sigilo é mantido.