O governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD) e o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, prorrogaram o decreto nº 6983/2021 com medidas de enfrentamento à Covid-19, na tarde desta sexta-feira (5), durante entrevista coletiva transmitida nas redes sociais.
Segundo o governador, a abertura do comércio só poderá reabrir na quarta-feira (10), seguindo as determinações do decreto nº 7.020/2021. Além disso, as aulas poderão retornar no sistema híbrido.
O toque de recolher continua valendo das 20h às 5h. “O mês de março ainda será um mês muito difícil para o Paraná”, disse Ratinho Júnior.
O decreto prorrogado está em vigor desde a 0h do dia 27 de fevereiro e as medidas adotadas pelo Governo do Estado e as sete cidades do litoral foram:
- suspensão do funcionamento dos serviços e atividades não essenciais;
- proibição de circulação em espaços e vias públicas, das 20h às 5h;
- proibição e comercialização e consumo de bebidas alcoólicas em espaços de uso público ou coletivo no período das 20h às 5h;
- suspensão das aulas presenciais em escolas estaduais, públicas e privadas, inclusive nas entidades conveniadas com o Estado do Paraná, cursos técnicos e em universidades públicas e privadas;
- adequação do expediente dos trabalhadores aos horários de proibição provisória de circulação definidos no decreto;
- atividades religiosas somente com atendimento individual ou culto on-line;
- regime de teletrabalho para órgãos do Estado;
- permitidos delivery. drive-thru e take away;
- priorização da substituição do regime de trabalho presencial para o teletrabalho, quando possível;
- suspensão das cirurgias eletivas por 30 dias para unidades públicas e privadas;
- intensificação da fiscalização para cumprimento das medidas;