Governo do Paraná confirma que os dois passageiros de avião desaparecido na Serra do Mar são servidores do estado


Por Flávia Barros

Heitor Guilherme Genowei Júnior, conhecido como Juninho do Posto e Felipe Furquim, ambos assessores do governo, seriam os passageiros do avião pilotado por Jonas Borges Julião. Foto: Redes Sociais

O Governo do Estado confirmou, no final da tarde desta segunda-feira (3), que os dois passageiros que estavam em um avião que saiu de Umuarama na manhã desta segunda e não chegou a Paranaguá são servidores. “Assim que o Estado soube que o avião saiu da rota e não chegou ao seu destino foram realizadas buscas, em apoio ao Cindacta [Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo], com os helicópteros Falcão 12 (BPMOA) e Resgate 04 (Casa Militar), mas nada foi localizado”, afirmou por meio de nota. Procurada pelo JB Litoral, a assessoria de imprensa do governo não revelou os nomes dos servidores, mas a imprensa de Umuarama divulga os desaparecidos como sendo o piloto Jonas Borges Julião; o empresário do ramo de combustíveis Heitor Guilherme Genowei Júnior, conhecido como Juninho do Posto e o ex-chefe do escritório do Instituto Água e Terra (IAT) em Umuarama, Felipe Furquim, ambos assessores da Casa Civil do Paraná.

Mobilização

Ainda segundo nota divulgada pelo governo estadual, o Cindacta já enviou um avião especializado em buscas de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, para a área onde a aeronave sumiu do radar, na Serra do Mar. “O Governo do Paraná também deixou à disposição helicópteros da Casa Militar, do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas e do Corpo de Bombeiros para continuar as buscar nesta terça-feira (4). O Corpo de Bombeiros do Litoral também já iniciou um trabalho por terra na Serra do Mar”, finalizou.

Início das buscas

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), a corporação recebeu uma solicitação, por volta das 14h, a respeito do desaparecimento de uma aeronave.

Ainda de acordo com os bombeiros, o avião teria desaparecido do radar às 10h14, na região da Limeira, atrás da Serra da Prata, em Guaratuba. O avião monomotor, que teria saído de Umuarama às 7h50 sentido Paranaguá, tinha previsão de chegada às 10h24, sendo tripulado pelo piloto mais dois passageiros.

Desta forma, o Corpo de Bombeiros mobilizou duas equipes de busca terrestre, uma por Guaratuba e uma por Morretes, para reconhecimento do local. Até o momento não há informações de queda da aeronave”, afirmou a comunicação social do 8º Grupamento do CBMPR.

Mau tempo

O Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) também se pronunciou.

Buscas foram iniciadas no fim da tarde desta segunda (3) e serão retomadas na manhã desta terça-feira (4); mau tempo impediu que algumas áreas fossem sobrevoadas por aeronaves que fazem as buscas. Foto: Reprodução/BPMOA

Na altura da Serra do Mar sumiu do radar, não acionou o ELT [Emergency Locator Transmitter – equipamento capaz de transmitir sinais a uma dada frequência, podendo ser ativado automaticamente por impacto ou manualmente por sobreviventes] e não chegou em Paranaguá. Foram realizadas buscas com os helicópteros Falcão 12 e Resgate 04 no final da tarde, nada localizado. Porém, em algumas regiões não foi possível realizar a busca em virtude do mau tempo. Amanhã retomaremos as buscar em conjunto com salvaero, GOST e 8º GB”, explicou, por meio de nota.

Mais informações em breve.

Sair da versão mobile