Governo planeja início da construção da ponte de Guaratuba para 2022: veja histórico do projeto


Foto: Divulgação.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) homologou a licitação para contratar a elaboração de estudos que visem detalhar os impactos ambientais que a eventual implantação da ponte de Guaratuba causaria na região.

Nos últimos 50 anos, os municípios litorâneos foram ligados por ferry-boat e a expectativa é que ele seja utilizado apenas como turismo, no futuro

As pesquisas custarão mais de R$ 3.5 milhões e serão arcadas pelo Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, em conjunto com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Com o avanço da licitação, cabe agora ao consórcio responsável as análises finais para, em seguida, viabilizar os caminhos no sentido de fechar o contrato. A etapa de entendimento dos impactos ambientais é planejada para durar até 14 meses, mas o estágio avançado do Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental (EVTEA) deve antecipar o prazo, com isso há a expectativa de que as obras comecem no 2º semestre de 2022, daqui a cerca de um ano.

Com um planejamento mais delimitado, a ponte de Guaratuba deve finalmente sair do papel, após inúmeras tentativas frustradas e prazos adiados. Para entender o vai e vem da construção, o JB Litoral preparou uma linha do tempo contando onde surgiram as primeiras sugestões de uma ponte e como foi o processo até aqui.

Sair da versão mobile