Graciosa reduz horários das linhas intermunicipais e usuários reclamam de aglomeração


Os leitores e internautas do JB Litoral enviaram imagens do interior dos ônibus das linhas intermunicipais da empresa Viação Graciosa que circulam no litoral do Paraná.

Nesta terça (2) e quarta-feira (3), o usuário da linha Morretes – Paranaguá, Leandro Pereira, informou que a empresa retirou o ônibus das 7h da manhã, gerando um transtorno para os usuários. “O horário que eu pego vai super lotado, não tem espaço para nada”, conta.

Segundo ele, há apenas dois horários pela manhã, às 6h15 e 6h45, depois só 9h30 ou 10h30. “O povo começa a trabalhar 8h e não tem como pegar às 9h30”. Leandro ressalta que também utiliza a linha Matinhos – Paranaguá e há apenas 4 horários disponíveis. “A empresa alega que reduziu por causa do decreto estadual, mas ainda tem gente trabalhando e os ônibus estão lotados. Não tem Covid dentro do ônibus?”, desabafa.

O que diz a Viação Graciosa

O JB questionou a empresa sobre a redução dos horários e, em nota, ela disse que realmente houve a diminuição. “Foram reduzidos em função da forte queda na demanda, decorrente do Decreto Estadual que impôs rígidas restrições de circulação para combate ao Coronavírus”. 

Ela destacou também que o bloqueio da PR-508, em Matinhos, diminuiu o número de usuários. “O bloqueio da cidade de Matinhos amplamente anunciado, com o impedimento de que ônibus acessem aquele município através dos limites com o município de Pontal do Paraná, fez com que o número de pessoas que se utilizam dos ônibus intermunicipais e metropolitanos se reduzisse ainda mais drasticamente”.

Fiscalização

Sobre a fiscalização no interior dos veículos, a Viação Graciosa informou que não tem como disponibilizar um fiscal para cada viagem. “O próprio passageiro é o fiscal em caso de  irregularidade, e comunica ao motorista que está orientado a como proceder em cada situação”.

Porém, reforça que está trabalhando nesta questão desde o início da pandemia. “Já redobramos todos os cuidados na higienização de nossa frota. Para dar ainda mais segurança sanitária a nosso cliente, ainda fazemos a medição de temperatura de todos os passageiros, disponibilizamos álcool gel no embarque, e tornamos obrigatório o uso da máscara tanto no embarque como durante todo o tempo à bordo do ônibus”, encerra a nota.

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