Por Marinna Protasiewytch
A cidade de Guaraqueçaba recebeu, na última semana, 6,5 mil testes rápidos, doados pelo Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar). Os dispositivos usam algumas gotas de sangue do dedo da pessoa, para identificar se há a contaminação pela Covid-19 ou não. O resultado sai em cerca de 15 minutos após a mistura com o reagente.
“Embora os testes rápidos não sejam recomendados como única forma de diagnóstico da doença, podemos considerá-los excelente alternativa para a triagem inicial e testagem em massa da população. Os resultados obtidos, via teste rápido, podem fornecer dados importantes para o entendimento e o rastreamento da infecção pelo novo coronavírus em toda a população de Guaraqueçaba”, afirmou o secretário de Saúde, Alcendino Ferreira Barbosa, o Thuca da Saúde (PSDB).
Segundo o boletim da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (SESA), a cidade tem hoje 347 casos confirmados. “O município realizou cerca de 500 testes, possui 541 casos confirmados no total, 471 pacientes recuperados, 13 óbitos e 57 pessoas em quarentena domiciliar”, detalhou Thuca da Saúde. Com uma população de aproximadamente 8 mil habitantes, com os 6.500 testes, a tática de testagem em massa vai abranger mais de 80% dos guaraqueçabanos.
Como e quem pode fazer o teste?
Qualquer morador poderá fazer a testagem comparecendo em uma das três unidades de saúde do município. “Realizar testes na população é um dos procedimentos no enfrentamento ao novo coronavírus que auxiliam a identificar pessoas contaminadas, realizar o devido isolamento domiciliar dos positivados e dos seus contactantes, além de dar o tratamento apropriado para a recuperação de todos os pacientes”, disse o secretário de Saúde de Guaraqueçaba.
A População está convocada a comparecer nas Unidades Básicas de Saúde e drive-thru entre segunda (5) e quarta-feira (7), na sede (UBS Padre Mario di Maria), no Superagui (UBS Lídio Michaud) e Tagaça (UBS Neusa Ferreira Terra) nos seguintes horários, das 08h às 11h30 e das 13h30 às 17h.
Estrutura
No mês de março a Secretaria de Saúde de Guaraqueçaba vem realizando também a campanha de vacinação contra a Covid-19. Todas as 25 comunidades insulares, 19 comunidades rurais, além da sede do município estão sendo atendidas com o recebimento das doses. A faixa etária adotada foi de 65 anos ou mais.
Para que todos tenham acesso à vacina, a SMS de Guaraqueçaba tem contado com uma logística envolvendo 12 veículos oficiais por terra via PR-405, 6 embarcações oficiais e um helicóptero do BPMOA, que deu suporte para que as equipes de saúde chegassem com as doses até as comunidades mais distantes, como Barra da Ararapira e Itaqui.