Guaratuba sai na frente com retomada das aulas e portal exclusivo
Por Marinna Protasiewytch
O retorno às aulas tem sido uma das principais preocupações neste início de 2021. Segundo o diretor-geral da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Nelson Werner Júnior, ele acontecerá tanto de maneira escalonada por faixa etária como de maneira híbrida, com aulas em vídeo online e presenciais.
Já dentro dos protocolos adotados pelo órgão de saúde, a cidade de Guaratuba tem se destacado no litoral do estado, uma vez que as movimentações que envolvem o treinamento e aprimoramento de profissionais e protocolos têm sido uma constante. Em entrevista exclusiva ao JB Litoral, a secretária de Educação do município, Fernanda Monteiro, explicou que nas duas primeiras semanas de fevereiro estão sendo realizadas atividades com os profissionais envolvidos com a volta às aulas, para padronizar o atendimento às crianças de maneira segura.
“Esses exercícios de capacitação que estamos fazendo, desenvolveram experiências com alunos, professores e no transporte coletivo. Nós realizamos também de forma online, para que a gente consiga atingir a totalidade de profissionais da educação”, ressaltou a secretária.
Além dos treinamentos, o município também fez a contratação de outros profissionais que devem auxiliar nos cuidados e atenção básica à prevenção do novo coronavírus. “A contratação de monitores, tem a finalidade de aferir a temperatura dos alunos, acomodá-los nos assentos e fazer a higienização com o álcool em gel, antes da entrada na frota. Esse foi um cuidado a mais que a prefeitura tomou. Eu vejo o nosso corpo técnico com muita humildade, mas também muita seriedade, enfrentando este desafio, demonstrando uma afinidade muito grande entre a Secretaria de Saúde e a de Educação, que são a linha necessária para que a gente tenha um retorno seguro”, detalhou.
EducaGuará
Em tempos de dilemas educacionais e reestruturação de ensino, Guaratuba escolheu produzir e lançar um portal de educação online, para o acesso de alunos e pais, que terão contato com os conteúdos e informações pertinentes ao ensino dos jovens. O lançamento oficial acontece nesta sexta-feira (12), praticamente uma semana antes do início do ano letivo.
“Este portal da educação de Guaratuba terá conteúdos exclusivos, videoaulas, artigos, exercícios que podem ser impressos pelos pais, para que a gente tenha um reforço no nosso material remoto. Ele já contava com um material pedagógico desenvolvido pelas nossas equipes, mas que estava quase que na totalidade associado às aulas Paraná/município”, explicou Fernanda Monteiro.
A secretária disse ainda que “o objetivo é aproximar as nossas crianças das figuras que eles já conhecem, nossos professores da rede municipal, e dar visibilidade ao trabalho tão bonito realizado no interior destas escolas”.
A Rede Municipal de Ensino de Guaratuba atende 5.545 alunos nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), nas escolas municipais urbanas e rurais (Ensino Fundamental – 1º ao 5º ano) e nas modalidades de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e de Educação Especial (Ensino Fundamental e Educação Infantil).