Guaratuba supera média estadual de chuva, durante o mês de maio


Por Redação JB Litoral

Calor deve durar até a próxima quinta-feira (29), quando a chuva chega ao Litoral e derruba temperaturas.

Por Karla Brook com informações da AEN

Depois do abril mais seco da série histórica, o mapa de chuvas do Paraná retomou o ciclo esperado em maio, com precipitações irregulares e pouco abaixo da média em boa parte dos municípios, mas esse não é o caso da região litoral. Entre as 13 cidades paranaenses analisadas pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), está Guaratuba, que conseguiu superar a média estadual.

Em maio foram registrados 177,2mm de chuva em Guaratuba, superando a média de todo o Paraná que foi de 149 mm. “O período é tão irregular que algumas cidades só conseguiram atingir ou chegar perto da média com as chuvas do último fim de semana. A maior parte do mês foi de tempo seco”, destaca o meteorologista do Simepar, Lizandro Jacóbsen.

Ainda assim, o volume de chuva em todo o estado é 203% superior ao registrado em abril, considerando o mesmo conjunto de cidades (369 mm). “Voltamos à tradicional irregularidade, na espera da entrada de uma frente fria que traga chuva. Aí vem uma massa de ar seco e bagunça tudo”, afirma o meteorologista.

PREVISÃO DO TEMPO

A instabilidade no tempo continua em todo o litoral durante o mês de junho. O Simepar alerta que os primeiros dias de junho devem ter chuvas leves, dias de sol, nublados e temperaturas medianas nas sete cidades. 

Sair da versão mobile