A Prefeitura de Guaratuba vai realizar o projeto “Malha Seca”, que tem como objetivo sensibilizar e conscientizar os pescadores em relação ao local adequado para se fazer o descarte de suas redes de pesca. A iniciativa conta com lixeiras específicas e espalhadas por vários locais da orla, além de conversas com os trabalhadores para mostrar que os restos podem acabar afetando a vida marinha.
Com o nome de “Rede Fantasma”, as malhas utilizadas para a pesca, inclusive de tainha, acabam se desgastando com o tempo e algumas acabam descartadas na praia. Com a maré alta, os pedaços de rede são levados para o oceano e interferem na vida marinha. Por isso, a iniciativa busca mostrar os impactos destes atos e ensinar como descartar elas de forma correta.
Segundo a prefeitura, após avaliação no local, e a constatação de grande quantidade de resíduos sendo descartados na areia da praia. A alternativa foi desenvolver e oferecer lixeiras específicas para o descarte, padrão coleta seletiva, com a utilização de materiais doados. A implantação do projeto Malha Seca será realizada com a participação dos pescadores, através de diálogos e sugestões será decidido o melhor local para ser feito o descarte das redes, ou seja, o ponto adequado para a colocação do receptor.
Levantamento
A prefeitura informou ainda que fará um levantamento médio de quantos pescadores operam no local, com recolhimento de dados pessoais (RG, CPF, número de telefone, composição familiar, endereço e tempo na pesca), para conhecer, valorizar e auxiliar com novas propostas de interesse socioambiental os pescadores da região.
O projeto, que tem como meta ser transformado em programa, busca além da educação ambiental, incentivar a realização de cursos profissionalizantes, atuando durante o período do ano todo, e com isso proporcionando maior aprendizado aos pescadores.