Guarda Portuária comemora 33 anos de atuação


Ivan foi aprovado no primeiro concurso público, em 1987. (Foto: Maisy Pires/JB Litoral)

Nesta quinta-feira (24), a Guarda Portuária do Paraná comemora 33 anos de atuação nos portos de Paranaguá e Antonina. Desde 1987, a Unidade de Segurança Portuária (UASP) é responsável pelo controle de acesso de pessoas e veículos em toda área do Porto Organizado, que compreende a faixa primária e áreas alfandegadas. 

O chefe da UASP, Major Cesar Kamakawa, ressaltou a importância da categoria para a empresa pública Portos do Paraná, que administra os portos de Paranaguá e Antonina. “A Guarda Portuária é um importante braço de auxílio, tanto à Polícia Federal, quanto à Receita Federal nesses ambientes alfandegados, e as demais instituições de segurança pública nas áreas não alfandegadas, mas próximas a faixa portuária. Além de dar um grande suporte em eventuais situações de criminalidade às empresas do corredor de exportação”, disse o Major

Chefe da UASP, Major Cesar Kamakawa
(Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná)

Kamakawa falou ainda sobre as conquistas ao longo dos anos. “Quero parabenizar a Guarda pelos 33 anos de muita história de trabalho, luta, vitórias, e estamos procurando sempre aprimorar os trabalhos com o apoio da presidência da Portos, na pessoa do diretor-presidente Luiz Fernando Garcia da Silva, que nos têm oportunizado a aquisição de novo armamento, munição para treino, equipamentos, viaturas novas, enfim. Diante desse cenário, a resposta de trabalho não poderia ser outro, se não uma eficiência muito grande, que se traduz em um elo de vínculo, também, com as demais instituições de segurança do estado e município”, completou. 

“Temos muito orgulho da nossa Guarda”, diz Luiz Fernando. (Foto: Maisy Pires/JB Litoral)

Segundo o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, o órgão tem assumido um papel de liderança. “Temos muito orgulho da nossa Guarda. Estamos nos esforçando para dar melhores condições para essa força tão importante para o funcionamento regular dos nossos portos. A Guarda Portuária tem assumido um papel de liderança, agindo como catalisador de ações estratégicas para garantir a segurança dos terminais paranaenses.”, destaca o diretor-presidente da empresa pública Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia. 

Desde 2019, a autoridade paranaense realiza seminários e operações conjuntas com diferentes forças de segurança. São ações de combate ao tráfico de drogas, vazadas, assaltos à caminhoneiros e adulteração de cargas. 

33 anos de história 

Atualmente, a categoria conta com um efetivo de 96 funcionários (incluindo técnicos e agentes da UASP). O atual coordenador de Segurança e Patrulha, Ivan Plantes Machado, foi aprovado no primeiro concurso público, no dia 24 de setembro em 1987. 

Ivan foi aprovado no primeiro concurso público. (Foto: Maisy Pires/JB Litoral)

“Ao passar no concurso, nós não sabíamos ao certo qual era o trabalho, nós aprendemos a ser Guarda e fomos conquistando nosso espaço. Então, eu tenho muito orgulho de fazer parte dessa história. Hoje o porto é referência nacional e internacional, com milhares de acessos diários.  Mesmo com este tamanho, temos um índice de criminalidade muito baixo e isso se deve ao trabalho da Guarda”, avalia. 

“Deixo o meu abraço para todos que entraram comigo e aos que continuam trabalhando, aos que já se aposentaram e aos familiares que sempre apoiaram, pois nós trabalhamos nas madrugadas, feriados, todos os dias, 365 dias por ano. Parabéns para todos nós”, completou.

Com informações da Portos do Paraná

Sair da versão mobile