Hospital Regional do Litoral abrirá mais 20 leitos na Ala Covid
A prefeitura de Paranaguá anunciou na tarde desta sexta-feira (19) que o Hospital Regional do Litoral (HRL), referência para tratamento da Covid-19 na região, receberá mais 20 leitos, sendo 15 de enfermaria e 5 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A unidade soma agora 35 UTIs e 41 enfermarias.
Segundo o prefeito de Paranaguá e presidente da Associação dos Municípios de Pontal do Paraná (Amlipa), Marcelo Roque (Podemos), a ampliação foi um pedido dos prefeitos das sete cidades da região. “Isso vai ajudar muito neste momento difícil que estamos vivendo”, disse Marcelo.
De acordo com o diretor do HRL, Giovani de Souza, houve o apoio do Governo do Estado, da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná (FUNEAS), Poder Judiciário do Paraná e empresários da região.
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, ressalta que esta ampliação faz parte da expansão de leitos em todo o Estado. “Seguindo a orientação do governador Ratinho Junior, estamos viabilizando novos leitos clínicos e de terapia intensiva para os paranaenses. Esta ampliação faz parte da expansão de pelo menos mais 200 UTIs em todo o Estado, reforçando a rede de atendimento à Covid-19 e diminuindo o risco de vida daqueles que se infectaram”.
Assista a reportagem da Prefeitura de Paranaguá
Leitos exclusivos
Dados da Regulação de Leitos Estadual mostram que somente neste mês de março até agora foram 59 ampliações, totalizando 357 UTIs e 890 enfermarias, uma média de quase 19 UTIs e 47 enfermarias ativadas por dia.
Atualmente o Paraná soma 4.514 leitos exclusivos Covid-19, sendo 1.693 UTIs e 2.821 enfermarias adulto e pediátricas. “Já são mais de 4,5 mil leitos só para o atendimento Covid, com 1,6 mil UTIs. Dobramos a rede hospitalar de terapia intensiva do Estado em um ano de pandemia”, afirmou Beto Preto.
Com informações da AEN