Por Marinna Protasiewytch
A Secretaria Estadual de Saúde (SESA) assinou na terça-feira (13) uma ordem de compra para dois novos equipamentos destinados ao Hospital Regional do Litoral (HRL), em Paranaguá. Um tomógrafo e um aparelho de raio-x foram encomendados e devem custar mais de R$2 milhões aos cofres públicos.
A entidade se tornou referência no atendimento à Covid-19 no litoral paranaense e atende pacientes das sete cidades litorâneas. Os dois novos equipamentos vão ajudar a obter resultados mais precisos, principalmente, para os doentes com o novo coronavírus, doença que atinge os pulmões e com um exame de Raio-X é possível identificar o dano causado.
O secretário estadual da Saúde, Beto Preto e o novo gestor do Hospital Regional do Litoral em Paranaguá, Geci Labres de Souza Junior, assinaram o documento que torna oficial por parte da SESA a compra dos aparelhos. O documento já foi publicado no diário oficial do estado.
Em nota, o deputado estadual Galo, do Podemos, afirmou que o pedido foi feito através de emendas parlamentares e que os dois dispositivos “irão melhorar em muito o atendimento prestado a quem necessita e agilizar uma série de procedimentos atendendo a população de todo o litoral composto por sete municípios, todos eles dependentes da eficiência do serviço prestado”.
Ainda não há previsão de quando os aparelhos deverão ser entregues ao hospital.