Moradores da Ilha do Amparo, em Paranaguá, tiveram um dia diferente no último sábado (27). Às 9h, com o sol colaborando, os mais de 80 voluntários desembarcaram com a missão de promover ações socioambientais e de saúde, com médicos e dentistas, na comunidade parnanguara.
Até o final da tarde, os voluntários atenderam à população, que também ajudou na coleta de resíduos da orla e, ainda, recebeu atendimentos odontológicos e com médicos, tudo dentro da ação solidária Comunidade Viva, que atuou pela quarta vez na ilha. Promovida pela Cattalini Terminais Marítimos, em parceria com a Rocha Terminais Portuários e o projeto Ondas da Transformação, a ação também promoveu atividades de conscientização dos moradores sobre a importância da preservação do meio ambiente. Tudo acompanhando pelo JB Litoral.
“Para nós é motivo de muita alegria essa ação dentro da comunidade, com limpeza, com médico, com dentista, pois todos os moradores precisam disso. Essa parceria beneficia a todos nós do Amparo, desde as crianças até os idosos“, aprovou o presidente da Associação de Moradores do Amparo, Osmail Pereira do Rosário, o Maico.
Os voluntários
Para Angela Bahry, coordenadora de ESG da Cattalini, promover o atendimento de comunidades remotas, com tantos voluntários envolvidos, demonstra que a ação vai além da responsabilidade social da empresa e incentiva a formação de mais parcerias. “Nós fazemos em parceria com o pessoal do ProRiso, onde conseguimos trazer médicos e dentistas para as comunidades que não têm muito acesso. Esse ano a Rocha entrou como parceira do projeto, então a nossa intenção também é puxar outras empresas para fazer ações de voluntariado e, assim, a gente conseguir uma rede de voluntariado com várias empresas em Paranaguá”, explicou.
O controller da Cattalini, Fábio Martins Jorge, também reforça que a conscientização ambiental foi um dos pontos altos da ação. “Hoje estamos com 80 voluntários, sendo 40 da ProRiso e 40 entre Cattalini e Rocha. O pessoal também está fazendo a limpeza da orla para mostrar à comunidade a importância de deixar a ilha sempre limpa, as frentes das casas também, para eles receberem os turistas na ilha deles”, completou.
Parceiros
Já a coordenadora de ESG e Compliance da Rocha Terminais Portuários, Janaína Cunha Amarante, falou sobre a satisfação dos voluntários da empresa em participar do projeto. “O trabalho da equipe de voluntários foi o mutirão de limpeza, com a ação socioambiental e também a promoção de saúde, onde a empresa Rocha atuou com os voluntários, trazendo médicos e dentistas para a comunidade do Amparo, nesse trabalho muito bonito”, declarou.
Para Alessandro do Rosário, coordenador do projeto Ondas da Transformação, patrocinado pela Cattalini, que leva o surf para dentro das escolas públicas de Paranaguá, o convite para participar foi recebido com carinho. “Nós recebemos o convite e, de pronto, aceitamos, pois a ação tem tudo a ver com o nosso projeto, que é despertar consciência ambiental nas crianças. Estamos aqui em cinco voluntários, escolhidos entre os 125 alunos atendidos pelo projeto“, contou ao JB Litoral.
E para quem ainda alimenta a ideia de que crianças têm medo de dentista, o dentista voluntário, Acir José, explica que tudo depende de como é feita a abordagem aos pequenos pacientes. “Promovemos atividades que ensinam as crianças a escovarem os dentes, de forma lúdica, onde elas ainda ganham o kit para fazer a higienização correta, garantindo a prevenção da saúde bucal. Depois, caso necessário, elas fazem os procedimentos de limpeza ou restauração, mas já com a ideia de que a ida ao dentista pode, sim, ser agradável e sem relação com a dor“, detalhou.
Durante a ação, foram coletados 600 kg de resíduos e realizados 97atendimentos aos moradores da Ilha do Amparo.