Lei cumprida com amor e dignidade: idosos de Guaratuba contam com assistência integral de entidade parnanguara


Por Flávia Barros
asilo

Lar que atende aos idosos de Paranaguá há 42 anos também atende pessoas com 60 anos ou mais em vulnerabilidade social de Guaratuba, Antonina e Guaraqueçaba. Foto: Divulgação Lar Perseverança

asilo

Após vencer a concorrência e ser a escolhida pela prefeitura de Guaratuba entre as três instituições cotadas, a Sociedade de Assistência aos Necessitados (Lar de Idosos Perseverança), de Paranaguá, continua o atendimento iniciado em janeiro de 2021, garantindo, por mais seis meses, a assistência em tempo integral aos idosos de Guaratuba que precisam de cuidados prestados por instituições de longa permanência. De acordo com o contrato firmado no mês passado, disponível no Portal de Transparência de Guaratuba, o objetivo foi a contratação de Instituição de Longa Permanência (ILPI) para idosos, pelo prazo máximo de 180 dias, com vagas destinadas a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, de ambos os sexos, em situação de vulnerabilidade social, independentemente do grau de dependência, de acordo com a Tipificação dos Serviços Socioassistenciais (descreve os serviços oferecidos pelo Sistema Único de Assistência Social). Ainda segundo o contrato, a meta máxima é para seis usuários, três de grau II e três de grau III, que são os níveis que medem a dependência dos idosos, ou o quanto eles precisam de cuidados e de profissionais especializados. O documento foi homologado dia três de junho e assinado pelo prefeito Roberto Justos; a secretária do Bem Estar e Promoção Social, Lourdes Monteiro; e o representante legal da entidade, Jean Cristiano Correa.

QUEM PODE SER ATENDIDO

Segundo a prefeitura de Guaratuba, o público alvo é a pessoa idosa “com vínculos familiares fragilizados ou rompidos, em situação de vulnerabilidade e/ou risco pessoal e social, em decorrência dos mais variados motivos,  dentre eles a situação de rua e desabrigo por abandono, situações de violência, negligência, ausência de moradia e sem condições de autossustento”, disse a secretária do Bem Estar e Promoção Social, Lourdes Monteiro, ao JB Litoral. Atualmente, quatro idosos da cidade, com graus II e III de dependência estão abrigados no Lar de Idosos Perseverança.


CAMINHOS DA TRIAGEM


Ainda de acordo com Lourdes Monteiro, “o acesso do público junto à instituição de  acolhimento é realizado, exclusivamente, pelo técnico de referência de alta  complexidade da Unidade do CREAS,  pertinente à Secretaria Municipal de Assistência  Social, que realiza a regulação das vagas, depois de preenchidos os critérios de acompanhamento pela equipe de referência de Média e Alta complexidade,  mediante o encaminhamento do relatório, devidamente instruído com os documentos pessoais e a requisição da vaga pela equipe técnica de referência”, explicou a secretária.

Para cada idoso abrigado, a prefeitura de Guaratuba repassa, mensalmente, à entidade, R$ 3,2 mil para os de grau II, e R$ 3,8 mil para os de grau III.


O QUE DIZ A LEI


O acolhimento para idosos é um serviço que deve ser assegurado pela  Política de Assistência Social, em sua rede de proteção especial de alta complexidade.  A Tipificação Nacional de Serviços da Assistência Social, instituída pela Resolução CNAS nº109/2009, dispõe, entre os serviços de alta complexidade, do  acolhimento institucional para idosos com 60 anos ou mais, de ambos os  sexos, com diversos graus de dependência, com o objetivo de garantir proteção  especial de forma provisória e, excepcionalmente, de longa permanência, quando  esgotadas todas as possibilidades de autossustento e convívio com os familiares. Conforme o Estatuto do Idoso e a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, a organização do serviço deverá garantir os princípios de preservação dos vínculos familiares; atendimento personalizado e em pequenos grupos; manutenção do idoso na mesma instituição, salvo em caso de força maior; participação do idoso nas atividades comunitárias, de caráter interno e externo; observância dos direitos e garantia dos idosos; preservação da identidade do idoso e oferecimento de ambiente de respeito e dignidade; idosos com vínculo de parentesco ou afinidade – casais, irmãos, amigos, etc., devem ser atendidos na mesma unidade – preferencialmente, deve ser ofertado aos casais de idosos o compartilhamento do mesmo quarto; idosos com deficiência devem ser incluídos nesse serviço, de modo a prevenir práticas segregacionistas e o isolamento desse segmento. Além destes princípios, a atuação da entidade deverá ocorrer conforme previsto       no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), o qual determina que a assistência   social aos idosos será prestada de acordo com os princípios e diretrizes previstos na Lei Orgânica da Assistência Social, Política Nacional do Idoso, Sistema Único de Saúde e demais normas pertinentes.

UM LAR DE AMOR QUE PRECISA DE AJUDA

Assim é o Lar de Idosos Perseverança, uma entidade sem fins lucrativos, existente há 42 anos. Atualmente atende a 68 idosos, todos encaminhados pelos serviços sociais, da mesma forma que detalhou a prefeitura de Guaratuba. Sediada em Paranaguá, a maior parte dos idosos acolhidos no local é da cidade, mas, além do convênio firmado com Guaratuba, a entidade também atende ao público selecionado pelos serviços sociais de Antonina e Guaraqueçaba. Com o trabalho reconhecido ao longo de décadas de dedicação, muita gente ainda pensa que o Lar acolhe idosos fora dos critérios.

Muitas pessoas vêm nos procurar, batem na porta, ligam, mas não é assim que funciona e é muito importante que a população saiba disso. Só acolhemos os idosos em situação de vulnerabilidade social e direcionados pelos serviços sociais dos municípios, pois somos uma entidade sem fins lucrativos e só conseguimos atender esses idosos com o repasse das prefeituras e ajuda da população. São 50 funcionários, muitos deles especialistas, que atendem 24 horas. O que muitas pessoas não entendem é que as prefeituras fazem os repasses de 1 ano, com 12 meses, mas que a nossa folha de pagamento tem 13 meses, pois tem o 13º salário. Então os custos são muito altos”, disse ao JB Litoral o coordenador administrativo do Perseverança, Luiz Gustavo Afonso Alves.

SOLIDARIEDADE

Com as contas altas e nem sempre sendo possível ter verbas para fechá-las no azul, o Lar de Idosos Perseverança conta com a solidariedade das pessoas. Luiz Gustavo também revelou que as necessidades mudam mês a mês. “A comunidade pode estar entrando em contato através do WhatsApp (41)99664-1234 ou (41)3721-7606 para saber quais as maiores necessidades do mês. Atualmente estamos precisando de café, açúcar, leite e bolacha doce. As doações podem ser entregues em nosso endereço, na rua José Gomes, nº 782, esquina com expedicionários. Toda ajuda é muito bem-vinda e faz toda a diferença para nossos idosos. Através do apoio da comunidade é que conseguimos proporcionar um acolhimento digno e humanizado aos nossos 68 idosos aqui acolhidos”, afirmou o coordenador.

Sair da versão mobile