Luto: moradora mais antiga do Lar Perseverança, Dona Cezarina é sepultada nesta quinta (7)


Por Luiza Rampelotti

Dona Cezarina tinha 74 anos, dos quais 28 passou no Lar Perseverança. Foto: JB Litoral

Com profundo pesar, o Lar dos Idosos Perseverança, em Paranaguá, informou o falecimento de Dona Cezarina Batista, aos 74 anos de idade, na noite da última quarta-feira (6), após sofrer um AVC. Dona Cezarina era uma figura querida e notável na comunidade, sendo a moradora mais antiga do lar, tendo vivido durante 28 anos no local.

Ela era uma das idosas mais ativas e participativas do local, e se destacava por sua disposição em participar de ações que trouxeram alegria e conexão à sua vida, e a de muitos outros idosos.

Dona Cezarina era natural de Jacarezinho, Paraná. Ela enfrentou a paraplegia desde o nascimento e veio para Paranaguá com seu pai em busca de um lar. Em uma entrevista ao JB Litoral, em 2020, ela falou sobre o assunto.

Meu pai me trouxe para cá de mudança. Eu nunca andei na minha vida, já nasci com problema na perna. Mas sou feliz assim”, disse.

Dona Cezarina era muito querida pela comunidade parnanguara e, em diversas ocasiões, conversou com a equipe do JB Litoral.

Nunca casou e não teve filhos. Durante seu tempo no lar, Dona Cezarina encontrou alegria e propósito na costura. Ela confeccionava capas de almofada, fazia fuxicos e se dedicava a diversos tipos de costura. Além disso, generosamente compartilhava suas habilidades com os visitantes que iam até lá, tornando-se uma verdadeira mestra na arte da costura.

A coisa que eu mais gosto de fazer é costurar”, contou para a equipe de reportagem na época.

O velório de Dona Cezarina Batista acontece desde às 11h desta quinta-feira (7), na Capela Nossa Senhora do Rosário. O sepultamento está marcado para às 16h, no Cemitério Nossa Senhora do Carmo, em Paranaguá.

Sair da versão mobile