Mais de 1.300 litros de óleo já foram arrecadados em programa da Paranaguá Saneamento


Por Redação

Para cada litro de óleo arrecadado, uma barra de sabão é entregue àqueles que contribuíram com o insumo. Foto: Istock

Em novembro, a Paranaguá Saneamento, empresa do grupo Iguá, comemora o primeiro aniversário do seu programa de coleta de óleo em parceria com o projeto Preserve Ambiental. Juntos, eles estabeleceram 16 pontos de coleta de óleo de cozinha usado em toda a cidade, promovendo a conscientização ambiental e contribuindo significativamente para a preservação dos recursos naturais.

Desde o início do programa, em novembro de 2022, mais de 1.300 litros de óleo vegetal foram arrecadados. Essa quantidade não apenas representa uma mudança positiva no descarte de resíduos, mas também resultou na economia de mais de 34 milhões de litros de água, equivalente a mais de 13 piscinas olímpicas.

Wagner Souza, diretor geral da Paranaguá Saneamento, ressalta: “O projeto vai além da entrega do óleo. Ele trabalha a conscientização da população, levando educação ambiental e ajudando a entender sobre os impactos que causamos no nosso planeta, principalmente o que podemos fazer para evitar a poluição e degradação dos recursos naturais, como a água e o solo“, diz.

Cada litro de óleo de cozinha tem o potencial de contaminar até 25 mil litros de água, destacando a importância do descarte adequado. Quando despejado em rios e córregos, o óleo pode causar danos irreparáveis à vida aquática. Além disso, nas tubulações de esgoto, o resíduo pode levar a entupimentos e extravasamentos.

Após a coleta, o óleo é transformado em sabão, promovendo não apenas a reciclagem, mas também uma iniciativa de troca solidária. Para cada litro de óleo arrecadado, uma barra de sabão é entregue àqueles que contribuíram com o insumo.

Confira os pontos de coleta da Paranaguá Saneamento em diversos locais da cidade, incluindo escolas, associações e igrejas:

Sair da versão mobile