Matinhos implementa farmácia básica na UPA Praia Grande; população terá maior acesso a medicamentos essenciais


Por Luiza Rampelotti Publicado 11/10/2024 às 16h19

A Secretaria Municipal de Saúde de Matinhos anunciou a criação de uma Farmácia Básica Municipal na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Praia Grande, localizada na Rua 19 de Dezembro, nº 2924, no Balneário Praia Grande. O objetivo da iniciativa é facilitar o acesso da população aos medicamentos essenciais, seguindo a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), determinada pelo Ministério da Saúde. A farmácia, que funcionará diariamente das 7h às 19h, atenderá os pacientes da UPA, evitando que precisem se deslocar até a Farmácia Básica Municipal.

O novo serviço é destinado aos pacientes que possuam receituário vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS). Para a retirada dos medicamentos, é necessário apresentar receita médica, documento de identidade e o cartão do SUS. A farmácia oferece apenas os medicamentos essenciais da lista REMUME, não abrangendo remédios controlados ou de uso especializado, que continuam sendo disponibilizados exclusivamente na Farmácia Básica Municipal, situada Secretaria Municipal de Saúde, na Avenida Paraná, nº 550.

Facilitando o acesso aos medicamentos

Segundo Marcia de Oliveira Machado, coordenadora da Vigilância Sanitária de Matinhos, a abertura da farmácia na UPA Praia Grande foi uma demanda da população que reside nos balneários e das pessoas que buscam atendimento no local. “Muitos pacientes, especialmente os atendidos após as 16h, não conseguiam retirar seus medicamentos a tempo, pois a Farmácia Municipal da Secretaria de Saúde funciona das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira“, explica ao JB Litoral. Com o novo serviço, os pacientes da UPA e das Unidades Básicas de Saúde (UBS) mais próximas não precisarão mais se deslocar até a Secretaria de Saúde para conseguir os medicamentos prescritos.

A coordenadora também mencionou que a principal dificuldade para a abertura da Farmácia Básica da UPA foi a falta de profissionais qualificados. “Inicialmente, a Prefeitura contava com apenas três farmacêuticos, o que inviabilizava a criação de novas farmácias. Agora, com oito farmacêuticos no quadro, foi possível abrir uma farmácia satélite na UPA, embora o número de profissionais ainda seja insuficiente para a criação de mais unidades no município“, afirma.

Processo de regularização

A nova farmácia ainda está em processo de regularização junto ao Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná, o que garantirá o cumprimento das normas de funcionamento. O abastecimento da farmácia será feito pela Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), assegurando a distribuição contínua dos medicamentos essenciais à população.

Essa medida da Prefeitura de Matinhos visa não só facilitar o acesso a medicamentos, mas também contribuir para a adesão ao tratamento de saúde dos moradores. A expectativa é que a Farmácia Básica da UPA atenda toda a comunidade dos balneários, além dos pacientes que recebem atendimento nas UBS próximas à unidade”, conclui Marcia.

*Com informações da Prefeitura de Matinhos

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *