Matinhos sedia o maior Torneio Internacional de Xadrez Sesc Caiobá da história; programação segue até domingo (30)


Por Luiza Rampelotti Publicado 25/06/2024 às 10h39
image-42
O torneio de xadrez está acontencendo no hotel Sesc Caiobá, que fica na Rua Dr. José Pinto Rebelo Júnior, 91. Foto: Divulgação

Matinhos recebe, desde sábado (22), o maior Torneio Internacional de Xadrez Sesc Caiobá da história, em sua oitava edição. O evento, que segue até o próximo domingo (30), reúne 700 participantes em quatro torneios, além de duas palestras e um workshop.

Considerado pela Chessbase como o Melhor torneio de Xadrez do Brasil, o “turischess” de Caiobá se consolida como um importante polo para o esporte no país, atraindo jogadores de todas as idades e níveis, de 10 países diferentes. A competição também se torna um importante motor para a economia local, movimentando o turismo e o comércio durante a baixa temporada.

O Torneio de Xadrez Sesc Caiobá é um evento que coloca Matinhos no mapa do xadrez mundial e movimenta o turismo e a economia da cidade, principalmente durante a baixa temporada. É uma grande alegria receber tantos atletas de alto nível e contribuir para a divulgação do esporte“, diz ao JB Litoral o prefeito de Matinhos, José Carlos do Espírito Santo (PSDB), o Zé da Ecler, sobre a importância do evento para o município.

Ao JB Litoral, o diretor do torneio, César Alberto Souza, destaca que “este é o maior e melhor torneio desde 2015, realizado por meio de uma parceria entre o Centro de Excelência de Xadrez, a Copel e o SESC”. “Agora, o evento se consolida como uma atração turística do Paraná, com a próxima edição já marcada para ocorrer de 20 a 29 de junho de 2025”, informa.

Prodígios do Xadrez Latino-Americano em destaque

Uma das marcas da edição deste ano é a participação de jovens talentos do xadrez latino-americano. O mestre FIDE argentino Ilan Schnaider, de 13 anos, com duas normas de Mestre Internacional, busca em Caiobá a sua última e definitiva norma.

Outro destaque é o brasileiro Mathias Casalaspro, de 11 anos, que recentemente venceu o multicampeão argentino e uruguaio GM Hofmann. O evento também contará com a participação de Rafael Tuma Soares, de 11 anos, de Campo Mourão, que em setembro de 2022, venceu o grande mestre Jaime Sunye Neto.

Inclusão e acessibilidade

O torneio também destaca a importância da inclusão, com a participação de pessoas com deficiência visual, auditiva e física, crianças, mulheres e 53 titulados. Além disso, o evento é transmitido pelas principais plataformas do xadrez mundial, como Lichess, Chessbase, Chess.com e FollowChess, ampliando o acesso à competição para um público global.

Movimento turístico e comercial em alta

De acordo com o prefeito Zé da Ecler, o Torneio Internacional de Xadrez Sesc Caiobá atrai não apenas os participantes, mas também seus familiares e amigos, que aproveitam a oportunidade para conhecer as belezas da região. “Com isso, temos movimento nos hotéis, restaurantes, bares e comércio local, contribuindo para a economia da cidade durante a baixa temporada”, afirma ao JB Litoral.

César Alberto Souza destaca que o objetivo do evento também é promover o turismo e a economia local. “No ano passado, durante o evento, a cidade estava vazia, com restaurantes em férias coletivas, e apenas o Centro de Turismo do SESC Senac funcionando. Então, tomamos a iniciativa de procurar a Associação Comercial, a Prefeitura e clubes locais de xadrez. A recém-criada Secretaria de Turismo do Paraná, com o secretário Marcio Nunes, também nos acolheu muito bem, colocou o evento no calendário do Estado e ainda patrocinou parte do torneio através de um termo de fomento. Essa sinergia fez com que, neste ano, a cidade estivesse aberta e receptiva: o hotel do SESC está lotado, outros hotéis e restaurantes estão ocupados, e a cidade se tornou multicultural, com atletas oriundos de 10 países diferentes”, celebra.

Programação completa

O evento acontece no Hotel Sesc Caiobá, que está aberto a todos, inclusive não comerciários. O Torneio Internacional de Xadrez Sesc Caiobá conta com o patrocínio da Secretaria de Turismo do Paraná, Fecomércio SESC PR e Copel Pura Energia, além do apoio da comunidade enxadrística de Matinhos e do Paraná.

Programacao-xadrez

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *