A Secretaria Municipal de Saúde de Morretes realizará nesta sexta-feira (26) a ação “Cheque e Pare”, onde serão realizados testes rápidos contra a Covid-19, das 8h às 16h30, na rua Padre Saviniano, ao lado da sede da prefeitura, no sistema drive-thru.
Os exames de IGG e IGM detectam anticorpos contra a Covid-19 no organismo por meio de uma amostra de sangue (espetado no dedo), com resultado em até 15 minutos.
O prefeito Sebastião Brindarolli Júnior, o Júnior Brindarolli (PSD), ressaltou ao JB Litoral que a administração conta com a colaboração de todos. “Como serão feitos muitos testes, pedimos paciência e que respeitem as medidas de prevenção: usem máscara, mantenham o distanciamento social e evitem aglomeração“, disse o prefeito.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Vinícius Juliano Uyemura, o objetivo desta ação é identificar quem foi infectado, mesmo não apresentando os sintomas da doença “O projeto irá nos ajudar a ter um diagnóstico rápido. Acreditamos que o teste em massa na população irá ajudar a frear a disseminação do vírus, iniciando o isolamento o mais rápido possível”.
Vinícius destaca que a partir de segunda-feira (29) os testes serão realizados nas Unidades de Saúde garantindo que todos tenham acesso e possam ser avaliados.
Barreiras Sanitárias
As barreiras sanitárias continuarão montadas nas duas entradas da cidade, na Rodovia Miguel Bufara, PR 408, no Passa Sete e na PR410, Estrada da Graciosa divisa entre Morretes e Quatro Barras. A decisão de prorrogação das barreiras foi comunicada através da Associação dos Municípios do Litoral do Paraná (Amlipa), que restringiu o acesso de turistas até o feriado de Páscoa em todo o litoral.
Além das barreiras, Brindarolli reforça que o município está atuando nas fiscalizações noturnas. “Nossa equipe intensifica a fiscalização nos finais de semana para evitar festas clandestinas e aglomerações“, completa.
Vacinas contra Covid-19
Sobre a campanha de vacinação contra a Covid-19, o secretário disse que a Morretes está finalizando a imunização das pessoas com idade acima dos 70 anos, com a primeira dose. Na próxima semana será a vez dos idosos com mais 80 anos receberem a segunda dose.