Fonte: AEN
O Governo do Estado deu prosseguimento ao processo de modernização da frota de veículos que atende o sistema público de saúde do Paraná. O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) entregou nesta terça-feira (23), em ato no Palácio Iguaçu, 46 vans que vão auxiliar no transporte de pacientes em 45 municípios paranaenses, entre eles o município de Morretes, indicados por meio de emendas parlamentares da bancada estadual. O investimento com recursos próprios da Secretaria de Estado da Saúde foi de R$ 7,82 milhões.
Participaram do evento o vice-governador Darci Piana; os secretários de Estado Guto Silva (Casa Civil) e Marcel Micheletto (Administração e Previdência); o diretor-geral da Secretaria de Estado da Saúde, Nestor Werner Júnior; o presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano; os deputados estaduais Paulo Litro, Delegado Fernando Martins, Dr. Batista, Maria Victória, Nelson Justus, Reichembach, Nelson Luersen, Douglas Fabrício, Cobra Repórter, Tercílio Turini e Artagão Júnior; o presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e prefeito de Pérola, Darlan Scalco; além do prefeito de Morretes, Júnior Brindarolli (PSD), e das demais cidades contempladas.
“O objetivo do Estado é atender a população, fortalecer a saúde nos municípios com bons equipamentos. Um investimento de quase R$ 8 milhões na descentralização da saúde, garantindo mais segurança para aquele paciente que precisa viajar em busca de atendimento médico”, destacou. “Trabalhamos em parceria com os municípios para garantir todo o suporte necessário”, completou o governador.
Ratinho Junior ressaltou que a cessão das vans é a primeira ação de um grande pacote de investimento na área da saúde programado pelo Estado para 2021. Lembrou que nos próximos meses serão entregues outros 1.500 automóveis de passeio para reforçar o programa de assistência de saúde da família. “Será o maior repasse de veículos para a saúde da história do Paraná”, disse.
Outro ponto destacado pelo governador é o início do projeto de construção de nove centro de especialidades médicas em diferentes regiões do Paraná. A intenção, reforçou, é dar início às obras ainda neste ano. “Será um novo processo no planejamento de regionalização do atendimento médico no Estado. É inconcebível a pessoa ter de esperar para receber uma consulta especializada. Esses centros médicos vão diminuir as filas e ampliar a oferta de serviços da saúde”, afirmou Ratinho Junior.
Confira a lista dos municípios contemplados pela Secretaria de Estado da Saúde:
1ª Regional de Saúde (RS)
Morretes
2ª RS
Quatro Barras
3ª RS
Castro
4ª RS
Teixeira Soares
5ª RS
Reserva do Iguaçu
Rio Bonito do Iguaçu
6ª RS
São Mateus do Sul
7ª RS
Honório Serpa
Pato Branco (2)
8ª RS
Ampére
Barracão
Boa Esperança do Iguaçu
Nova Prata do Iguaçu
Verê
9ª RS
Missal
10ª RS
Três Barras do Paraná
11ª RS
Araruna
Goioerê
Janiópolis
Luiziana
12ª RS
Pérola
13ª RS
Cidade Gaúcha
Guaporema
Japurá
Jussara
Rondon
14ª RS
Guairaçá
Loanda
Marilena
15ª RS
Ângulo
Floraí
Santa Fé
16ª RS
Faxinal
Jandaia do Sul
17ª RS
Assaí
Tamarana
18ª RS
Itambaracá
Nova América da Colina
Santa Amélia
19ª RS
Pinhalão
Siqueira Campos
Wenceslau Braz
20ª RS
São José das Palmeiras
Terra Roxa
22ª RS
Lunardelli