Mortes em Paranaguá por Covid-19 despencam em julho


O sucesso da vacinação tem se refletido na diminuição de óbitos no município de Paranaguá, segundo o IRPEN-PR Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O número de mortes pelo novo coronavírus, em Paranaguá, atingiu em julho a menor média de 2021, segundo dados do Instituto de Registro Civil de Pessoas Naturais do Paraná (IRPEN-PR). No último mês, foram contabilizadas 25 mortes, número que demonstra uma queda de 71% nos óbitos relatados de junho a julho. Ou seja, de um mês para o outro, a cada quatro pessoas que morriam em junho, proporcionalmente morreu apenas uma no mês subsequente devido ao agravamento da doença viral.

O índice muito menor de mortes, que volta a atingir a média do ano passado, surge após a vacinação em massa realizada em Paranaguá e que segue com bons índices de comparecimento e, com cerca de apenas 20 mil para começarem o processo de imunização, segundo a Prefeitura Municipal.

Julho foi o primeiro mês completo após o aceleramento da vacinação ocorrida nos meses anteriores e que atingiu toda a população acima dos 30 anos. A rápida queda nos números de óbitos demonstra a eficácia e eficiência das vacinas no processo de proteção contra a piora nos casos respiratórios de quem contrai Covid-19 e também na diminuição da carga viral, responsável por causar a transmissão.

Número de mortes devido ao novo coronavírus em 2021

Número menor de mortes por Covid-19 puxa queda de óbitos gerais

Outro dado que chama a atenção na cidade, neste sétimo mês, é a diminuição das mortes totais (homicídios, naturais, acidentais, Covid-19 e outros). Segundo o IRPEN-PR, foram registrados 68 falecimentos, número menor que em todos os meses anteriores do ano. A queda é ainda mais expressiva por ser o primeiro mês a ficar abaixo de 100 óbitos em 2021.

Março, abril e junho são os meses com mais pessoas que morreram, passando de 200 registros nos três períodos. A média anual, até junho, foi de 175 óbitos por mês. Portanto, com a queda para menos de 70 mortes em julho, o índice caiu 62%. Tal tendência de queda se deve também ao processo avançado de imunização, que, por consequência, diminuiu os casos respiratórios graves, responsáveis por tirar a vida das pessoas que contraem a Covid-19.

Mortes gerais em Paranaguá no ano de 2021

95 mil parnanguaras já foram vacinados parcialmente ou com dose única

O município segue na vanguarda da vacinação estadual, atingindo 89.650 primeiras doses aplicadas, segundo dados do Ranking da Vacinação Contra a Covid-19 no Paraná. O número corresponde a 63,82% da expectativa de total dos moradores da cidade. As segundas doses correspondem a 26,12% da população, atingindo 36.695 imunizantes aplicados. Já as 5.285 vacinas de dose única chegaram aos braços de 3,76% parnanguaras. Ao todo, 30% da população municipal está completamente imunizada. Na última semana, a prefeitura realizou um mutirão para antecipar a 2ª dose de pessoas que tomaram a vacina da Oxford/AstraZeneca/FioCruz no mês de maio ou que estavam com a nova aplicação agendada para todo o mês de agosto. Confira a reportagem completa, apontando seu celular para o QR Code abaixo.

Por Brayan Valêncio

Sair da versão mobile