MPPR pede que prefeito de Antonina mostre base técnica para reabertura do comércio


Por Luiza Rampelotti
Fachada da sede do MPPR

MPPR oferta uma vaga para estágio

Fachada da sede do MPPR

Após o prefeito de Antonina, José Paulo Vieira Azim (PSD), o Zé Paulo, anunciar a reabertura do comércio em geral na cidade, na tarde de segunda-feira (06), o Ministério Público do Paraná (MPPR) enviou ao Chefe do Executivo o Ofício nº 358/2020, requisitando o parecer técnico que embasou a decisão.

A Promotora de Justiça Cibelle Maria Scopel solicita, ainda, uma justificativa técnica e científica sobre os impactos de risco de propagação do novo coronavírus (Covid-19) que a abertura do comércio em geral, na forma prevista pelo Decreto nº 89/90, acarreta à saúde da população. Ela também pede o parecer técnico da análise do plano de contingência e flexibilização das atividades do comércio que fundamentou, de forma técnica e científica, a decisão do prefeito.

O prazo para a entrega dos documentos é de 24 horas a contar do recebimento do ofício, que foi enviado a Zé Paulo, ao secretário municipal de Saúde, Odileno Garcia Toledo, e ao Diretor da Vigilância Sanitária da cidade, Carlos Eduardo de Abreu Calixto.

Desde o início de abril, o MPPR, por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção à Saúde Pública, tem enviado circulares aos promotores de Justiça, dos mais diversos municípios, lembrando que qualquer decisão a respeito da diminuição das restrições impostas pelo isolamento social deve estar necessariamente fundada em evidências científicas. O órgão explica que a previsão está na Lei Federal 13.979/20, que dispõe sobre as medidas de enfrentamento à pandemia.

Desta forma, as evidências científicas necessárias para respaldar o ato executivo do gestor (seja para determinar alguma medida sanitária, seja para revê-la) devem ser concretizadas em documento formal, fundamento pelos órgãos da Vigilância em Saúde municipais e/ou estadual, conforme o caso. Em algumas cidades nas quais os prefeitos não atenderam as recomendações do Ministério Público, houve ajuizamento de ações civis públicas.

Em Antonina, o prefeito anunciou a reabertura do comércio na tarde de segunda-feira (06), por meio de um vídeo no Facebook. “O novo decreto permite a atividade dos estabelecimentos, desde que haja uma restrita observância às normas sanitárias, ou seja, abre, mas sob determinadas condições, com exigências sanitárias muito rígidas para poder atender a família antoninense”, diz Zé Paulo.

Zé Paulo anunciou o novo decreto por meio das redes sociais
Sair da versão mobile