Por Brayan Valêncio
Na tentativa de erradicar os bolsões de inundação em diferentes pontos do município, a prefeitura de Guaratuba vem realizando obras de manilhamento em diversos bairros. A nova ação do Poder Executivo busca viabilizar uma melhor estrutura para conduzir a água pluvial de forma eficaz, principalmente em regiões que há histórico de inundações e de prejuízos aos moradores da área.
Na sexta-feira (21), as obras de manilhamento da Avenida Rui Barbosa, no bairro Piçarras, encerraram a etapa de 161 tubos de 1,5m instalados. O restante, para concluir os trabalhos, é de 89 tubos, com expectativa de entrega para a próxima semana. Segundo a prefeitura, a instalação das 250 manilhas de 1,5m na Avenida Rui Barbosa, iniciando na Avenida Prefeito Miguel Jamur, passando pela Avenida Curitiba (50m) e Avenida Água Verde (250m), beneficiará aproximadamente 9 quadras.
A compra das manilhas foi realizada com recursos estaduais de R$187,250 mil, oriundos do convênio com o Instituto Água e Terra – IAT. Todos os serviços estão sendo executados por intermédio de equipes e equipamentos da Secretaria Municipal da Infraestrutura e de Obras.
Em nota, a prefeitura explica que “a troca dos tubos de concreto de 1m por tubos de 1,5m tendem a resolver a questão dos alagamentos no local, aumentando o escoamento da água drenada pelas caixas de passagem que estão sendo construídas na via”, informação confirmada pelo prefeito Roberto Justus (DEM), que também ressalta que famílias que moram depois da avenida também serão beneficiadas. “A gente sempre tem problema quando ocorre um grande volume de chuva. Ali é um ponto que sempre alaga na nossa cidade. A ideia é melhorar a fluidez da água e, para isso, a manilha ajuda muito porque temos muito problema de entupir”, explica o prefeito que também afirma que outras obras virão na região. “Nós vamos fazer toda a ligação dos canais de escoamento da água da chuva das ruas adjacentes para a Avenida Rui Barbosa, para que quando chova, a água escoa para a Avenida e depois vá para a baía“, conclui o prefeito, ressaltando que 200 famílias devem ser impactadas diretamente e que, com isso, o local fica preparado para ser pavimentado.
Moradores reclamam da falta de pavimentação
Mesmo sem previsão de asfalto, as novidades já são bem vistas por habitantes e pessoas que passam diariamente pela região, como explica Diogo dos Santos, que mora no bairro Brejatuba e que acredita que as condições na sua região são muito parecidas com os problemas encontrados no Piçarras. “Moro na Rua Rodrigues Alves, perto do Café Curaçao e quando chove fica impossível de passar carro porque um pedaço está pavimentado e outro não. Inclusive os carros ficam atolados e os vizinhos têm que auxiliar uns aos outros para tirar os carros do barro. Já temos até cabo de aço preparado para isso”, comenta o pintor que afirma que, durante o verão, a situação é ainda pior devido ao grande fluxo de automóveis que trafegam por lá. “Quando é temporada, a situação piora já que os turistas acabam passando sem saber das dificuldades da rua e ficam presos com muita frequência. Passo sempre pela avenida Rui Barbosa e lá o problema é muito parecido com o meu. Fico feliz de ver as obras lá e espero que assim que resolverem lá, possam dar atenção para outros pontos da cidade que também merecem não sofrer com a falta de escoamento da chuva. Aguardo ansioso para as obras na minha rua”, conclui Diogo.