Ocupação irregular em Ipanema é um problema crônico em Pontal; prefeito busca soluções


Por Redação JB Litoral Publicado 31/05/2021 às 23h54 Atualizado 16/02/2024 às 03h54

Por Marinna Protasiewytch com informações da prefeitura de Pontal do Paraná

Um dos grandes desafios da Prefeitura de Pontal do Paraná, é o remanejo das famílias que ocupam a área da orla marítima, de forma irregular. O problema é de longa data, e se repete em diversos lugares do município. Porém uma concentração notória, ocorre no Balneário de Ipanema.

Desde que começaram a ocupação, as famílias sabiam que chegaria o dia em que a desocupação seria inevitável. O processo de realocação destas pessoas tem sido estudado por anos. E o imbróglio se arrasta, gerando desconforto, insegurança, e um embate desgastante para todos.

O Prefeito Rudão Gimenes (MDB), esteve reunido nesta semana, com representantes do IDR/ Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, e também com com superintendentes da Secretaria de Patrimônio da União, para discutir soluções para este problema. A Prefeitura tem conversado com outras Instituições, como Cohapar e CEF, na aspiração de soluções habitacionais para Pontal. O Prefeito também esteve na região das ocupações e conversou com moradores.

Rudão disse que o primeiro passo para resolver a situação, é cadastrar as famílias que estão no lugar, fazendo um levantamento minucioso, sobre quem são os pescadores, e quem são as famílias que aproveitaram o estalão para construir irregularmente. Este trabalho , inclusive, já começou, com a instalação de plaquinhas de identificação nas casas, e coleta de dados das famílias. Estas informações servirão para nortear os Projetos de Habitação.

Ele lembrou aos moradores de uma Ação Judicial da União, em trâmite, que exige a retirada das famílias em questão, priorizando a solução para as famílias de pescadores.

“Sabemos que existem famílias aqui por muito tempo, e estamos trabalhando em projetos habitacioinais para atender a todos. Ninguém vai mexer com vocês, sem dar uma destinação de moradia. Eu vim aqui, pessoalmente, para garantir isso.” disse o prefeito durante visita ao local das ocupações.

A ocupação irregular se transformou em um problema para toda a comunidade. Inclusive para as famílias que estão na orla, pois as mesmas não contam com a estrutura necessária, como saneamento, segurança, e principalmente garantia de moradia futura.