Por Marinna Protasiewytch
Tradição na cultura do catolicismo, a sexta-feira santa impede que muitos fiéis consumam carne bovina. Por isso, a alternativa são os pescados e muita gente corre para garantir o peixe fresco nesta data. Unindo praticidade, desenvolvimento social e qualidade, a startup “Olha o peixe!” colocou na mesa de mais de 90 famílias os frutos do mar para esta data religiosa.
Segundo o gerente de operações da startup, Guilherme Suzano Coqueiro, com encomenda desde a última sexta-feira (26) foram quase 300kg entregues em Curitiba e Pontal do Paraná.
“Essa semana toda foram quase 90 entregas, número dentro do esperado, considerando que na semana santa a demanda de pescados é grande. Boa parte são clientes novos. O produto mais pedido foi o filé de pescadinha-bembeca. Foram entregues até agora 275kg de frutos do mar e hoje estamos entregando os últimos pedidos”, contou.
Não é mais possível realizar pedidos para ente fim de semana, mas a empresa segue aberta para novas solicitações com entregas nas quintas e sextas-feiras. “Caso o cliente queira fazer um pedido agora, vamos entregar a partir de quinta, dia 8. No momento, fazemos entregas em Pontal do Paraná e Curitiba, mas estudamos expandir as operações conforme a demanda”, explica.
Como pedir?
Através do site olhaopeixe.com, redes sociais e aplicativos de mensagens, são anunciados os pescados e algumas opções, os clientes fazem a solicitação, os pescadores entregam a pesca e a empresa faz o transporte até o consumidor. “As pessoas fazem a solicitação é nós realizamos integração entre o pescador e o cliente, que tem a garantia de procedência desse pescado. A gente já entregou para mais de 650 clientes, incluindo restaurantes. Além disso, nós temos a opção de assinatura, onde a pessoa escolhe um combo de pescados da época e recebe em casa todo mês, hoje nós chegamos a quase 200 assinantes desta modalidade”, conta Bryan Müller.
Ao todo, dez comunidades pesqueiras, principalmente de Pontal do Paraná atuam em parceria com a startup. Romildo Ferreira do Rosário, tem 47 anos, é pescador da Vila São Miguel e especialista em entregar carne de siri, ele conta que a sua vida mudou quando conheceu o “Olha O Peixe!”.
O pescador disse que foi durante a pandemia que conheceu o projeto, “já estávamos na pandemia e estava muito difícil de vender, quando a gente vendia era um preço muito baixo. Quando encontramos eles, começamos a receber o dobro do que a gente estava recebendo. A gente estava acostumado a vender, no outono e inverno um valor muito baixo, diferente do que a gente estava acostumado com o mercado. Graças a “Olha o Peixe!” não dependo do mercado de peixes mais e recebemos um preço melhor e mais digno pelo que pescamos”.
Com venda por quilo ou assinatura, com preços que variam entre R$30,00 à R$140,00, os clientes têm peixe com procedência e fresco vindos direto das barcas dos pescadores por um preço justo, também, para os pescadores que participam do fluxo da startup. “Tem alguns produtos que a gente vende mais barato, outros são mais caros, mas estamos na média do que é encontrado nos grandes mercados. Mas nós temos vários diferenciais, como embalagens ecológicas, compra mais justa com os pescadores, entregas na porta da casa dos clientes e o fornecimento de informação sobre os produtos”, explicou o fundador da startup “Olha o Peixe!”.
O que é a “Olha o Peixe!”?
Um empresário de Pontal do Paraná buscou conectar aqueles que gostam do produto fresco, mas não moram tão perto assim das praias aos pescadores de comunidades do litoral paranaense. Pensando nisso, Bryan Müller transformou a ideia em negócio e criou a “Olha o Peixe”, que conecta compradores e pescadores.
A empresa, inclusive foi pauta do JB Litoral na edição impressa, por vencer o prêmio do Programa Natureza Empreendedora, promovido pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, em primeiro lugar.
“É um empreendimento social, criado há 2 anos, sediado em Pontal do Paraná. A nossa proposta é fortalecer a pesca artesanal do litoral do Paraná e também promover um consumo mais consciente do pescado. A gente via que o cliente da região de Curitiba, não tinha acesso diretamente ao pescado do litoral do Paraná, mesmo estando tão próximos. E ao mesmo tempo, as comunidades pesqueiras do litoral tinham dificuldades de escoar a produção sem atravessadores, um problema sócio econômico mesmo”, explicou o empresário.
A rede é composta por 92 famílias de pescadores do litoral, eles fazem a pesca e a startup liga o cliente com o produto. Hoje, a “Olha o Peixe” atende 30 restaurantes e centenas de consumidores individuais, que buscam o pescado da pesca artesanal. “A gente prefere buscar algo de qualidade, que você sabe que foi pescado hoje, ou ontem.