Após dois anos, moradores de Morretes voltarão a contar com os serviços gratuitos do Laboratório Regional de Prótese Dentária (LRPD). O programa é responsável por realizar próteses que substituem um ou mais dentes, promovendo a restauração do sorriso, melhorando a mastigação, a fala e a autoestima.
É a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que fica responsável pelo LRPD, programa criado pelo Ministério da Saúde. O objetivo da atual gestão é o de qualificar o acesso dos usuários aos serviços odontológicos, garantindo a integralidade da atenção à saúde.
A diretora técnica de Odontologia da Secretaria de Saúde, Lilian Cristiane Machado, explica que a falta de dentes (edentulismo) ainda é realidade, principalmente entre adultos e idosos, e suas consequências geram distúrbios funcionais, psicológicos e sociais na vida das pessoas. “Alguns exemplos são os prejuízos à mastigação, fala e estética, constituindo-se como um problema de saúde pública”, diz.
O Laboratório Regional de Prótese Dentária foi criado pela Política Nacional de Saúde Bucal – Programa Brasil Sorridente, que se estabelece em uma série de medidas que visam garantir ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos brasileiros, especialmente a reabilitação protética.
Em Morretes, o serviço passou a ser oferecido em 2015, após o Município ter sido contemplado com parte do recurso financeiro para a execução do LRPD. No entanto, durante a pandemia de coronavírus, houve a necessidade da suspensão dos atendimentos odontológicos eletivos na cidade, entre eles a confecção das próteses.
Até 600 moradores serão beneficiados
Agora, com o avanço da vacinação e o afrouxamento das medidas sanitárias de combate ao coronavírus, o Poder Municipal decidiu retomar os atendimentos. Por isso, contratou uma empresa especializada na prestação de serviços de moldagem, confecção e instalação de próteses dentárias, pelo período de 12 meses.
A contratada pelo procedimento licitatório nº 090/2022 foi a Ivanilton Carlos Folha Laboratório de Prótese Odontológico, que receberá R$ 233.3 mil para confeccionar e instalar 600 próteses dentárias, incluindo mão de obra e material. O contrato foi assinado em 12 de agosto.
“Na atual gestão, após o retorno dos atendimentos odontológicos eletivos, iniciaram-se os trâmites licitatórios para a contratação de uma empresa especializada na confecção de próteses. Neste processo, foram solicitadas 600 próteses, sendo 250 totais removíveis e 350 parciais removíveis, com as quais serão possíveis contemplar entre 300 e 600 pacientes durante o período de 12 meses”, explica Lilian.
Ela informa que o início dos atendimentos está programado para a primeira semana do mês de setembro, no Núcleo Integrado de Saúde, que é uma das sete Unidades Básicas de Saúde (UBS) que ofertam atendimento odontológico no Município. Toda a população poderá ter acesso ao serviço gratuitamente.
Para isso, o paciente interessado em próteses totais ou parciais removíveis deverá ir até à UBS de sua região para realizar a avaliação odontológica inicial e, após o tratamento concluído, se necessário, receberá o encaminhamento para a confecção de sua prótese. Após realizar a primeira moldagem, a instalação ocorrerá entre 30 e 45 dias.
Vantagens
Entre suas principais vantagens, as próteses oferecem aparência natural, conforto e elevam a qualidade de vida e a autoestima dos pacientes que, por algum motivo, perderam seus dentes originais. Por isso, a diretora técnica de Odontologia ressalta que a existência dos Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias tornou-se um serviço fundamental para a saúde da população.
O secretário de saúde, Aaronson Ramathan Freitas, destaca a importância da iniciativa: “Investir em saúde bucal é uma das prioridades da gestão do prefeito Junior Brindarolli. Uma iniciativa extremamente necessária para garantir uma saúde integral, como preconiza um dos princípios do SUS. É de interesse do Poder Municipal ampliar o acesso coletivo às ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal, garantindo aos munícipes um tratamento humanizado”, conclui.