Paraná apresenta Nova Ferroeste, que ligará Mato Grosso do Sul a Paranaguá
Fonte: Agência Estadual de Notícias
A Nova Ferroeste, que vai ligar Maracaju, no Mato Grosso do Sul, ao Porto de Paranaguá, marcou a participação do Estado no Fórum de Investimentos Brasil. O evento internacional reúne representantes do Poder Público e CEOs de grandes multinacionais. Este ano, participaram o presidente Jair Bolsonaro, cinco ministros e o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Maurício Claver-Carone.
O fórum é composto de salas específicas para a apresentação de projetos públicos e privados voltados para setores estratégicos do País, como energia, infraestrutura além de inovação, agronegócios e tecnologia. Ele faz a ponte entre quem procura colocar em prática um projeto e investidores de olho no mercado. A apresentação do Paraná foi feita pelo diretor de Desenvolvimento Econômico e Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco. Ele destacou a relevância da economia do Paraná, que tem um dos melhores IDHs do Brasil, bem como a localização privilegiada e a ligação com o Mercosul.
Segundo o coordenador do Plano Estadual Ferroviário, Luiz Henrique Fagundes, a participação do Paraná marca uma oportunidade única e mostra que a Nova Ferroeste está entrando aos poucos no imaginário nacional. “É uma maneira do investidor saber com quem se relacionar e sobre qual tema. Então ele faz um filtro nesse processo e vai direcionado no projeto que mais lhe interessa”, avaliou.
O projeto da Nova Ferroeste terá capacidade para transportar 38 milhões de toneladas já no primeiro ano em operação. A ferrovia terá 1.285 quilômetros e será o segundo maior corredor de grãos e contêineres refrigerados. O impacto da iniciativa representa 3% do PIB do Brasil, uma população beneficiada de nove milhões de pessoas. A Nova Ferroeste deve gerar uma economia de 27% na operação logística de empresas do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Paraguai e Argentina.
O empreendimento está estimado em 25 bilhões de reais, e deve ser lançado na Bolsa de Valores de São Paulo no primeiro trimestre de 2022, com concessão que deve ter 60 anos. No evento, o Governo do Paraná também destacou a nova concessão de rodovias, e a meta de ampliação para os próximos anos. Atualmente, o Estado conta com 2.500 quilômetros concedidos, e a expectativa é ultrapassar os 3.300 quilômetros.
Em sete anos a expectativa do Paraná é de aumentar de 36% para 90% o percentual de rodovias com pista dupla, garantindo facilidades logísticas, de turismo e deslocamento. O novo modelo será baseado na menor tarifa com garantia de obras e trará 42 bilhões de reais em investimentos diretos. O plano é transformar o Paraná em uma central logística para a América do Sul.