Paranaguá realiza fiscalização intensa e barreiras sanitárias no primeiro fim de semana de ‘lockdown’


Por Redação Publicado 22/03/2021 às 04h09 Atualizado 15/02/2024 às 21h14
Barreira Paranaguá, br-277

Por Marinna Protasiewytch

Com o aumento do número de casos de contaminados pelo novo coronavírus e a introdução da nova cepa da Covid-19, mais letal e mais transmissível, a prefeitura de Paranaguá acendeu um sinal de alerta. Em determinação no último decreto publicado, o prefeito Marcelo Roque (PODEMOS) instaurou um toque de recolher no município até o fim da vigência do decreto na segunda-feira (22).

No sábado (20), foi realizada uma força tarefa das secretarias de Segurança, Urbanismo e a Guarda Civil Municipal no sentido de fiscalizar o cumprimento dos decretos municipais e estaduais, que combatem a disseminação do coronavírus na cidade. Mais de 60 pessoas foram abordadas em vários bairros, dois menores foram encaminhados para os pais e 32 estabelecimentos comerciais receberam orientações e uma notificação realizada.

“Estamos com problemas no sistema de saúde, precisamos da colaboração de todos para melhorarmos a situação. Estamos orientando e conscientizando sobre o uso de máscara, além de coibir as aglomerações em praças e parques”, declarou a comandante da Guarda Civil Municipal, Márcia Garcia. Agentes de segurança têm auxiliado para fiscalizar as ações da população, mas é necessário empatia e consciência coletiva, já que eles também estão arriscando suas vidas e podem acabar pegando a doença cumprindo o seu papel.

Agentes da defesa civil municipal realizaram a ação e verificaram a
procedência dos ocupantes dos automóveis. Foto/Diogo Monteiro/JB Litoral

Barreiras Sanitárias

Instalada na BR-277, na entrada de Paranaguá, a barreira sanitária montada pela prefeitura do município realizou abordagens de fiscalização e orientação aos motoristas, para evitar que pessoas venham a passeio para a região. Na sexta-feira (19), foram 858 abordagens a veículos, 50 retornaram a sua origem, pois não tinham vínculo com o município. No sábado (20), foi o dia com maior movimento registrado, foram 903 automóveis parados e 46 barrados. No domingo (21), foram 685 veículos abordados pelas forças de segurança, todos orientados e 42 foram impedidos de seguir e retornaram a viagem.

A restrição proíbe a entrada de turistas e pessoas que não sejam moradoras ou trabalhem em Paranaguá. A medida visa conter a migração da população de Curitiba e região metropolitana, que com o ‘lockdown’ instaurado, passou a buscar lazer nas praias, mesmo em tempos de pandemia.

“Pedimos para que as pessoas não venham ao Litoral do Paraná a passeio. Nosso sistema de saúde está lotado e não queremos mais vítimas do coronavírus, neste momento é importante ficar em casa e evitar aglomerações. Reforçamos que não é o momento de vir ao Litoral a lazer”, disse o coordenador da Defesa Civil Municipal, João Carlos da Silva.

Números da Covid em Paranaguá

Segundo o boletim da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (SESA), até o dia 21 de março, 13.792 casos haviam sido confirmados, 6.152 pessoas foram recuperadas da doença e 214 morreram.