Paranaguá vibra com a Copa Mundo do Futsal: esporte, turismo e desenvolvimento de mãos dadas na Cidade Mãe do Paraná

Jogo de abertura, com Falcão, acontece nesta segunda (20), às 20h, na Arena Albertina Salmon. Jogos da competição acontecem de terça (21) a domingo (26), das 10h às 20h


Por Luiza Rampelotti
A 4ª edição da Copa Mundo do Futsal começa nesta segunda-feira (20) e segue até o domingo (26), reunido 12 equipes de alto nível, sendo nove internacionais e três brasileiras. Foto: Divulgação
A 4ª edição da Copa Mundo do Futsal começa nesta segunda-feira (20) e segue até o domingo (26), reunido 12 equipes de alto nível, sendo nove internacionais e três brasileiras. Foto: Divulgação

Paranaguá se prepara para receber, a partir desta segunda-feira (20), a 4ª edição da Copa Mundo do Futsal, evento que promete agitar a cidade até o próximo domingo (26). A abertura do torneio, marcada para às 20h, contará com a presença ilustre de Falcão, um dos maiores nomes do futsal mundial e quatro vezes eleito o melhor jogador do mundo.

Para assistir ao jogo de abertura, os interessados podem garantir seus ingressos gratuitamente, mediante a doação de 1 kg de ração na Arena Albertina Salmon, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 19h. A competição propriamente dita começa na terça-feira (21) e segue até o domingo (26), com jogos das 10h às 20h, também na arena. A entrada para os jogos será solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível.

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque (PSD), está entusiasmado com a realização do evento na cidade. “Eventos como a Copa Mundo do Futsal elevam o nome da nossa cidade internacionalmente, além de fomentar o comércio e o turismo locais. Essa visibilidade é fundamental para o desenvolvimento de Paranaguá. Ficamos muito felizes em sediar a competição e com a visibilidade que conquistamos”, afirma.


12 equipes de renome


A Copa Mundo do Futsal reunirá 12 equipes de alto nível, sendo nove internacionais e três nacionais, proporcionando aos fãs do esporte uma experiência única. Entre os destaques, estão o Mallorca Palma, da Espanha, atual campeão da Champions League de Futsal e considerado o melhor time do mundo na temporada 22/23, e o Rio Branco/Apaf, representante da cidade-sede, que certamente contará com o apoio da torcida local.

A fase classificatória da competição será disputada nos três primeiros dias. Além das equipes citadas, o torneio contará com a participação do JEC Krona (Joinville/SC), finalista da última Copa Mundo da categoria, e do Vasco da Gama (Rio de Janeiro), que prometem disputar o título com força. Completam a lista de participantes: NY Ecuador (EUA), Toronto Azurri (Canadá), Atlas Futsal (Colômbia), Kimberley e Deportivo Moron (Argentina), Alma Futsal (Japão), Fitzroy Tigers (Austrália) e Torpedo Futsal (Rússia), o que garante um alto nível técnico e um grande espetáculo para o público.


Impacto econômico e turístico: um ciclo virtuoso


Ao JB Litoral, o secretário municipal de Esportes, Helton Ambrósio, destaca o impacto positivo do evento para o desenvolvimento econômico e turístico de Paranaguá. “Além de promover a movimentação esportiva, o evento gera movimentação econômica e turística. Este ano, estamos recebendo nove países diferentes, o que é muito positivo, pois recebemos pessoas de várias culturas que vêm e deixam seu dinheiro em nossa cidade, adquirem itens locais e os levam para seus países, gerando renda e emprego”, explica o secretário, revelando a importância do evento para a economia local.

Helton ainda ressalta o papel do investimento público na área. “A realização de eventos desse porte é um reflexo do pesado investimento no esporte feito pelo prefeito Marcelo Roque, tanto no investimento em eventos quanto na infraestrutura. Sem a modernização da Arena Albertina Salmon, não conseguiríamos trazer uma competição de proporção internacional como esta. Esses investimentos no setor esportivo têm sido muito importantes e nos credenciaram a sediar grandes eventos como a Copa Mundial de Futsal”, diz.

O secretário municipal de Esportes, Helton Ambrósio, destaca o impacto positivo do evento para o desenvolvimento econômico e turístico de Paranaguá. Foto: Prefeitura de Paranaguá

Movimentação na hotelaria


A Copa Mundo do Futsal também impacta positivamente o setor hoteleiro da cidade. O JB Litoral conversou com Kellyn David, gerente do Camboa Hotel, na última sexta-feira (17); ela confirmou que a hospedaria já está com 80% de sua capacidade reservada para as delegações de futsal, e que a expectativa é de receber cerca de 180 pessoas durante o evento.

A necessidade deles é de 100% do hotel, mas não fechamos essa quantidade porque temos nossos hóspedes habituais, que são aqueles que sempre estão na casa. Mas 80% dos quartos já estão reservados para as delegações de futsal e, inclusive, nesta sexta-feira, chegou a delegação da Rússia”, contou.

A gerente do Camboa, Kellyn David, afirma que o hotel está com 80% da lotação reservada para os jogadores. A primeira delegação chegou na última sexta-feira (17). Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

O Camboa dispõe de 134 quartos, com os jogadores acomodados, principalmente, em apartamentos triplos e quádruplos. Embora o hotel costume ter uma alta demanda de executivos que visitam a cidade a trabalho por conta do porto, o aumento no número de hóspedes exige um reforço nas operações.

Para atender a essa demanda com qualidade, aumentamos nosso quadro de funcionários em cerca de 10% durante o período do evento. Esse crescimento também se reflete nos demais comércios da cidade, já que os turistas frequentam supermercados, restaurantes, farmácias e lojas”, afirmou a gerente.  

O entusiasmo de Kellyn reflete a importância crescente do turismo para Paranaguá. “Ficamos muito felizes com esse tipo de evento, pois quando o Poder Público entende que o turismo traz consideráveis benefícios econômicos para a cidade e para a população em geral, é um verdadeiro impulso. Paranaguá está começando a investir nesse setor”, detalhou, enfatizando a importância do evento para o setor hoteleiro.


Hotéis lotados


Outro hotel que também já está lotado por conta da Copa Mundo do Futsal é o Porty Brasil, no centro da cidade. Ane Hermann, proprietária do local, compartilha da mesma perspectiva. “Toda vez que há eventos em Paranaguá, ficamos muito felizes e empolgados. O evento aquece não somente a rede hoteleira, mas o comércio local. Já sentimos o reflexo da Copa Mundo do Futsal nesta semana, com a chegada de uma delegação nesta sexta-feira (17) e a reserva de todos os nossos 46 quartos para a semana da competição”, destaca Ane ao JB Litoral.

A proprietária do Porty Brasil, Ane Hermann, também comemora o aumento na demanda por conta da Copa Mundo do Futsal. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

De acordo com a empresária, o setor hoteleiro vê com orgulho o investimento do Poder Público em turismo e eventos de grande porte na cidade. Ela destaca que as atividades trazem vida e energia para Paranaguá.

Nossa cidade é voltada para o porto e costuma ter mais movimento durante a semana, por conta dos executivos que se hospedam. No entanto, aos finais de semana, eles retornam para suas cidades e os hotéis ficam vazios. Então, eventos como a Copa Mundo do Futsal ajudam a preencher os hotéis também nos fins de semana. Além disso, os turistas trazem vida, são alegres, espontâneos e vêm com aquela energia jovem. É muito agradável”, acrescenta Ane.

Turismo e comércio


José Reis de Freitas Neto, presidente da Câmara Setorial de Turismo, Hotéis e Restaurantes da Associação Comercial Industrial e Agrícola de Paranaguá (ACIAP), ressalta a importância da Copa Mundo do Futsal para a cadeia do turismo da cidade. “Esse evento atinge tanto o visitante quanto o turista, que é quem pernoita na cidade. Eventos desse porte são extremamente importantes para a cadeia do turismo, abrangendo restaurantes, serviços, transportes e hotéis. Gostaríamos de ter mais eventos como este, pois são vitais para nossa economia”, afirma ao JB Litoral.

Ele enfatiza a necessidade de maior colaboração entre o setor público e a iniciativa privada. Para ele, é fundamental que a iniciativa privada lidere os esforços para a realização de eventos em conjunto com a Prefeitura, destacando o papel facilitador do governo local.

José Reis de Freitas Neto, presidente da Câmara Setorial de Turismo, Hotéis e Restaurantes da ACIAP, ressalta a importância da Copa Mundo do Futsal para a cadeia do turismo da cidade. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

Sabemos que não basta apenas o Poder Público agir, como ocorre com a Copa do Mundo de Futsal, organizada pela Prefeitura em parceria com a iniciativa privada. O ideal é que a iniciativa privada lidere esses eventos em conjunto com a Administração Municipal. Nosso papel é facilitar esse diálogo para incentivar os empresários a investirem, mostrando que o turismo é um setor viável. Isso depende do amadurecimento dos empresários locais, que precisam acreditar no potencial do turismo”, conclui José Reis de Freitas Neto.

Sair da versão mobile