Parceria entre Cattalini e Pró-Riso promove atendimentos odontológicos e médicos gratuitos em Paranaguá
No último sábado (3), a Escola Municipal Arminda de Souza Pereira, localizada no bairro Jardim Iguaçu, em Paranaguá, foi palco de uma iniciativa que trouxe benefícios significativos à comunidade local. Através de uma parceria entre a empresa Cattalini Terminais Marítimos e o Projeto Pró-Riso, foram oferecidos atendimentos odontológicos e médicos gratuitos para crianças e adultos.
A diretora da escola, Vivian Magalhães Bezerra, expressa a importância desse projeto para a região, destacando a vulnerabilidade social enfrentada pelos moradores. “Esse projeto é de extrema importância, tendo em vista que estamos localizados em uma região de muita vulnerabilidade. Os serviços atenderam a demanda local da nossa comunidade, alunos e familiares. Esperamos que esse projeto seja continuado ao longo do ano”, diz.
A Escola Arminda abriga 650 alunos matriculados no ensino fundamental I, do 1º ao 5º ano. A realização dos atendimentos odontológicos e médicos dentro da instituição, no fim de semana, permitiu que tanto os estudantes quanto seus familiares tivessem acesso a cuidados de saúde essenciais.
Vivian ressaltou a importância dessa parceria que trouxe a comunidade para dentro do ambiente escolar. “Muitos pais enfrentam dificuldades para comparecer à escola ou marcar consultas durante a semana, devido à correria do dia a dia, o que tornou esse evento ainda mais valioso por permitir esse momento”, conta.
Procedimentos
A cirurgiã-dentista Carolina Dea Bruzamolin Meister é uma das voluntárias do Projeto Pró-Riso e desempenhou um papel de coordenação na realização dos atendimentos. Segundo ela, no sábado, foram realizados 80 procedimentos odontológicos e médicos.
Na parte odontológica, os procedimentos incluíram extração, restauração e cuidados preventivos, enquanto na parte médica foram realizadas pesagens e administração de medicação quando necessário. Todos os atendidos passaram por um cadastro prévio, receberam orientações sobre higiene bucal e escovação e, ainda, receberam kits de higiene para as crianças.
Parceria Cattalini e Pró-Riso
O Projeto Pró-Riso está presente em Paranaguá desde 2019, por meio da parceria com a Cattalini Terminais Marítimos. Na ação, um grupo de 37 voluntários, a maioria dentistas, médicos e acadêmicos de odontologia, vindos de Curitiba, participaram dos serviços.
Segundo Carolina, a parceria com a Cattalini tem sido fundamental para o sucesso do projeto, proporcionando recursos e apoio necessários para atender à demanda da comunidade de forma gratuita. A coordenadora de Ambiental, Social e Governança (ASG) da empresa, Ângela Bahry, também enfatizou a importância dessa ação.
“A Escola Municipal Arminda é uma das seis instituições de ensino apadrinhadas pela Cattalini, que busca retornar à comunidade parte dos benefícios que recebe. Essa já é a 4ª edição consecutiva da ação, em conjunto com o Pró-Riso, patrocinada pela empresa no Litoral do Paraná, beneficiando diversas escolas da região”, diz Ângela.
Ela ainda ressaltou a importância de as empresas assumirem responsabilidade social e contribuírem para melhorar as condições das comunidades ao seu redor. “É muito importante essa contrapartida para a comunidade, e esperamos que outras empresas também façam a sua parte, que tenham responsabilidade com as comunidades de seu entorno, pois, se cada uma fizer a sua parte, cuidando, dando assistência, as coisas serão bem melhores”, comenta.
Comunidade aprovou
A iniciativa recebeu feedback positivo da comunidade local. Janete Ribeiro, moradora do Jardim Iguaçu, levou sua neta de seis anos, Giovana Maia Corrêa Gomes, e sua filha de cinco anos, Anelise Ribeiro, para receberem atendimento odontológico e participarem das atividades recreativas.
Janete destacou sua satisfação com a rapidez e eficiência dos serviços oferecidos no evento, ressaltando que marcar consultas dentárias costuma ser um processo demorado e complexo. “Tomara que iniciativas como essa se repitam no futuro, proporcionando mais oportunidades de cuidados de saúde para a população local”, conclui.