Parceria entre TCP e Ambac garante caçambas gratuitas na Costeira, em Paranaguá
A Associação de Moradores do Bairro Costeira (Ambac), em Paranaguá, em parceria com o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), promovem desde 2016 uma campanha contra a dengue.
De acordo com a TCP, o projeto conta com mutirões, reuniões de sensibilização e parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, também responsável pelo monitoramento da proliferação do mosquito Aedes aegypti no município.
A empresa informou ao JB Litoral que a ação não faz parte das obrigações relacionadas ao Licenciamento Ambiental da TCP, mas o terminal ouviu a comunidade que tinha essa necessidade decorrente ao alto índice de casos de dengue naquela época.
São disponibilizas mensalmente, segundo o terminal, 10 caçambas. Além disso, sempre nos meses iniciais do primeiro e segundo semestres do ano, é realizada a compra dos “kits dengue” compostos por: garrafas de um litro de hipoclorito de sódio (cloro ativo), sacos plásticos de lixo e folhetos informativos sobre o combate à doença.
A TCP ressalta que os assuntos relacionados ao projeto são tratados diretamente com representantes da associação do bairro, para auxílio na distribuição dos recursos aos moradores.
Como funciona
De acordo com o presidente da Ambac, Giovane Martins, além de controlar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e Chikungunya, a ação visa conscientizar a população sobre o descarte correto do lixo.
“As caçambas são colocadas no último sábado do mês, em pontos estratégicos. Colocamos no sábado de manhã e retiramos na segunda-feira, também pela manhã”, explica Giovane.
Ele pede para que os moradores fiquem atentos e se programem para que não haja o acúmulo de lixo na rua. “Sempre divulgo na página da associação, no Facebook, e no aplicativo de mensagem WhatsApp, o dia que elas serão colocadas e quando os materiais do “kit dengue” chegam. Peço que o pessoal fique de olho”.
Segundo o presidente, todos os moradores no bairro têm direito ao “kit dengue”. Ele é entregue no Centro Comunitário, que fica na rua Theodorico dos Santos, nº 203, no dia divulgado pela Ambac.
Em 2016, o JB Litoral acompanhou o mutirão que deu início a este projeto, durante a gestão na Ambac do presidente Celso Roberto Adriano e vice-presidente, Maickon Chemure. Na ocasião foram distribuídas 15 caçambas coletoras em pontos estratégicos, além do repasse dos “Kits Dengue” no bairro.
Último sábado de fevereiro
A reportagem esteve em um dos locais onde a caçamba deveria ser colocada neste último sábado (27), na rua Ermelino de Leão, para fotografar. Porém, um morador informou que a empresa chegou no local com a caçamba, mas não deixou. “O caminhão veio aqui, parou, mas levou de volta. Eu não tenho visto essas caçambas por aqui, se vi duas vezes foram muitas, e moro aqui há mais de 40 anos”, disse.
Nesta segunda-feira, 1º de março, a equipe do JB Litoral questionou a TCP sobre a ausência das caçambas. Em nota, ela informou que “as caçambas não foram disponibilizadas por uma alteração de recebimento do aterro, que não realiza mais o transbordo no local. Hoje cedo foi alinhado uma solução com a Paranaguá Ambiental e elas serão disponibilizadas nesta semana”.
Meu campinho
Um dos pontos era a Praça da Costeira, mas Giovane informou que o local receberá o projeto “Meu Campinho”, da Prefeitura de Paranaguá. A assinatura da Ordem de Serviço aconteceu no dia 19 de fevereiro. “Nossa praça passará por reforma. Serão instalados grama sintética, iluminação, academia de ginástica ao ar livre e espaço recreativo infantil. Por isso, não usaremos mais como ponto de coleta e pedimos para que as pessoas evitem jogar lixos no local”.
Confira os locais onde as caçambas são colocadas
- 3 ficam na Rua Ermelino de Leão;
- 1 na Rua João Eugênio;
- 2 na Rua Caetano Gomes Correia;
- 1 na Rua Rodrigues Alves;
- 1 na Rua Teodorico dos santos;
- 1 na Rua Visconde de Nacar (fim da rua);
- 1 na Rua Barão do Rio Branco esquina com Manoel Bonifácio (próximo da figueira)