Passado e presente: crianças e idosos se conectam em atividades culturais e recreativas


Por Luiza Rampelotti Publicado 26/10/2024 às 11h05
Foto 1
O CRAS do bairro Nilson Neves recebeu o espetáculo “Lendas Caiçaras”, de Mariana Zanette. (Foto: Prefeitura de Paranaguá).

Neste mês, crianças e idosos de Paranaguá vivenciaram momentos únicos de aprendizado, lazer e conexão com suas raízes culturais em dois eventos que ressaltam a importância da convivência social e do cuidado com as diferentes gerações. Enquanto as crianças descobriram histórias de seu próprio território através de uma apresentação teatral, os idosos participaram de um passeio turístico que trouxe novas experiências e resgatou memórias.

Promovidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social, os eventos ofereceram entretenimento, além de terem contribuído para fortalecer vínculos comunitários e para o bem-estar emocional dos participantes. No dia 9 de outubro, em comemoração ao Dia das Crianças, o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Jesuína Matos da Silva, no bairro Nilson Neves, recebeu o espetáculo “Lendas Caiçaras”, de Mariana Zanette, realizado por meio da Lei Paulo Gustavo, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur). A apresentação levou as crianças a uma imersão nas tradições e lendas da cultura caiçara, proporcionando um mergulho nas raízes culturais de Paranaguá. “Além de proporcionar entretenimento, o espetáculo serviu como uma ferramenta de valorização da cultura caiçara, promovendo o senso de identidade e pertencimento nas novas gerações. Ao se apropriarem dessas histórias, as crianças fortalecem os laços comunitários e contribuem para a preservação das tradições locais”, diz a secretária de Assistência Social, Ana Paula Falanga, ao JB Litoral.

Foto 2
A apresentação levou as crianças a uma imersão nas tradições e lendas da cultura caiçara. (Foto: Prefeitura de Paranaguá).

Segundo a secretária da Secultur, Maria Plahtyn, o objetivo do evento foi proporcionar um ambiente de aprendizado por meio da arte, garantindo que as futuras gerações conheçam e valorizem o patrimônio cultural da região. “A iniciativa reforça a importância de manter vivas as lendas e histórias que compõem o imaginário popular de Paranaguá”, destaca.

Passeio para os idosos

Foto 3
Os idosos atendidos pelos CRAS de Paranaguá participaram de um passeio turístico regional. (Foto: Prefeitura de Paranaguá)

Os dos idosos atendidos pelos CRAS de Paranaguá participaram, na terça-feira (15), de um passeio turístico regional, como parte do projeto Viaja+60, uma iniciativa do Governo do Estado. O passeio, preparado para mais de 40 idosos, os levou para que pudessem conhecer os municípios de Morretes e Caiobá, em um dia marcado por momentos de lazer, convivência e descobertas culturais. Organizado em parceria com o Sesc-Paranaguá, o evento ofereceu aos participantes uma experiência rica e divertida, unindo cultura, recreação e a oportunidade de explorar novos lugares.

WhatsApp Image 2024-10-26 at 10.58.25
O passeio os levou para que pudessem conhecer os municípios de Morretes e Caiobá. (Foto: Prefeitura de Paranaguá).

O programa Viaja+60 busca fomentar o turismo social e acessível para pessoas idosas, promovendo não apenas o bem-estar, mas também a inclusão social dessa população. “Durante o passeio, os participantes puderam explorar pontos históricos de Morretes e vivenciar momentos de lazer na praia de Caiobá, muitos dos quais estavam visitando pela primeira vez. A programação incluiu caminhadas, refeições típicas do Litoral e atividades recreativas, todas cuidadosamente planejadas pela equipe do Sesc”, conta Ana Paula Falanga.

A secretária ainda destaca a importância dessas atividades para a terceira idade, reforçando que os idosos são “um patrimônio imaterial vivo que precisa ser cultivado, preservado e cuidado”. “O projeto, além de promover o lazer, oferece uma oportunidade para que os idosos conheçam melhor a própria região e fortaleçam seus vínculos sociais”, completa.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *