Por Marinna Protasiewytch
Não é de hoje que a Polícia Federal (PF) vem acompanhando, investigando e prendendo suspeitos de envolvimento com o tráfico internacional de drogas. A principal rota de saída para outros países é o Porto de Paranaguá. Na manhã desta terça-feira (25) os agentes cumpriram oito mandados, quatro de busca e apreensão e quatro de prisão preventiva contra envolvidos no esquema.
Segundo a PF os alvos integram um grupo que atuava na remessa de cocaína ao continente europeu através do Porto de Paranaguá. De acordo com as investigações, as drogas eram enviadas através de contêineres preparados para exportação, sem o conhecimento das empresas exportadoras, acondicionando-a em malas de viagem que eram colocadas em meio a carga lícita.
O nome da operação, “figura carimbada”, faz alusão à frequência com que tais indivíduos se envolveram em atos de remessa de drogas no porto de Paranaguá, sendo que já vinham sendo monitorados pela Polícia Federal. Os elementos colhidos durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão permitirão esclarecer a participação de outros envolvidos, bem como determinar de onde a droga foi remetida.