Polícia Militar Ambiental intensifica fiscalização de pesca em mar aberto


Por Redação JB Litoral Publicado 03/06/2016 às 07h59 Atualizado 14/02/2024 às 13h36

O Batalhão de Policia Ambiental (Força Verde) passou a intensificar a fiscalização em mar aberto no litoral do Paraná, na quarta-feira, dia 1.º, com as ações iniciando na plataforma continental e estendendo-se até o fim das águas continentais, dentro da jurisdição do Estado do Paraná, de 200 milhas náuticas.

Segundo o subtenente Freitas, da 1.ª Companhia de Polícia Ambiental, a fiscalização tem o objetivo de inibir a pesca de arrasto de camarões em locais proibidos e por embarcações sem a devida licença, além de coibir a pesca da tainha e demais espécimes por embarcações de grande porte, que não possuem licença de pesca para esses gêneros.

 

No primeiro dia de fiscalização pela costa da Ilha do Superagui, pescadores de camarão foram orientados a respeitarem a distância mínima exigida por lei. Já, em relação às embarcações de grande porte, duas foram abordadas a uma distância de dez milhas náuticas da costa, sendo estas habilitadas à pesca de sardinhas (“sardinheiras”) oriundas do Estado do Rio do Janeiro. De acordo com o subtenente, nada de irregular foi encontrado, mas os capitães foram advertidos para que não pesquem espécies diversas da que consta em suas licenças, dentre elas as tainhas.