Policiais militares participam de mutirão de limpeza em área de restinga em Matinhos


Por Redação

Na manhã desta quarta-feira (7), policiais militares da Patrulha Rural Comunitária da 2° Companhia do 9º Batalhão, em decorrência das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, participaram de um mutirão para limpeza da restinga no balneário Caiobá, em Matinhos.

Conforme as informações divulgadas pelo Setor de Comunicação Social do 9º BPM, também atuaram na ação coletiva militares estaduais do Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde (BPAmb-FV) e funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Matinhos (SEMMA).

A região escolhida para a atividade foi uma área de mata, localizada na Praia Brava de Caiobá, que tem sido utilizada por andarilhos que fazem acampamento no meio da vegetação, deixando muito lixo e sujeira espalhados pelo local.

A iniciativa dos policiais militares e dos demais envolvidos visa conscientizar a população sobre a importância da conservação da restinga e do meio ambiente em geral e, no final, resultou no recolhimento de diversos tipos de resíduos, como garrafas plásticas, latas, embalagens e outros materiais.

RESTINGA

A restinga é um ecossistema litorâneo que se desenvolve sobre a areia e outros sedimentos na costa, na região da praia. É considerada um ecossistema do “Bioma Mata Atlântica” e possui uma vegetação adaptada às condições ambientais, como a salinidade, as altas temperaturas, os ventos fortes e a escassez de água doce.

Esse tipo de vegetação é extremamente importante para a preservação de outros ambientes como os manguezais, para a proteção das dunas e para a fixação do solo. Além disso, abriga uma diversidade de espécies de plantas e animais, muitas delas endêmicas.

Sair da versão mobile