Pontal do Paraná inaugura primeira Escola de Surf e Bodyboard da cidade


Por Flávia Barros Publicado 03/06/2023 às 16h11 Atualizado 18/02/2024 às 13h08

O que antes era uma salinha multiuso de 23,42 m², no balneário Ipanema, ganhou mais 118,21 m² de área construída, dividida em área administrativa, sala de aula, vestiários masculino e feminino, depósito e banheiros externos. A estrutura inaugurada na sexta-feira (26) abriga a Escola de Surf e Bodyboard de Pontal do Paraná. As obras duraram seis meses e o custo foi de R$ 356 mil, com recursos próprios da administração municipal.

De acordo com a Prefeitura, o objetivo é atender a comunidade do surf na cidade, além de trabalhar no contraturno das escolas municipais, atendendo a crianças e adolescentes dos ensinos fundamental 1 e 2, podendo revelar talentos e incentivar a prática esportiva.

Segundo o secretário de Esportes, Cultura, Lazer e Juventude, João Carlos Marcon, a escola “é aberta para alunos do contraturno escolar da rede municipal e para a população em geral, com as turmas abertas não apenas para quem estuda. Para os alunos, a escola absorverá o contraturno do 1º ao 9º ano”.

Sonho realizado


Já o prefeito de Pontal do Paraná, Rudisney Gimenes Filho, o Rudão Gimenes (MDB), afirmou, durante a inauguração, que a escola é um sonho realizado para ele. “Surfo desde criança, inclusive, aprendi a surfar com pessoas que estão aqui presentes. Vale ressaltar que temos um atleta pontalense aqui da Escola de Surf e Bodyboarding, o Roger Fusculin, que foi para a final no Chile e vai disputar neste final de semana o Campeonato Mundial de Bodyboarding. A nova Escola vai fazer uma mudança significativa na vida de muitas pessoas, que amam este tipo de esporte e isso me deixa muito feliz”, discursou o prefeito.

O atleta mencionado por Rudão Gimenes, Roger Fusculin, conversou com o JB Litoral, direto do Chile, no dia da inauguração da escola. O adolescente, de 17 anos, revelou estar muito feliz pela criação de um espaço na cidade voltado a atividades esportivas para as novas gerações.

Sinto que a criação da escolinha de Surf e Bodyboard vai incentivar muito as crianças e adolescentes a se aprofundarem cada vez mais no esporte, pois eu mesmo comecei dessa forma e, ao longo dos anos, fui me dedicando e evoluindo. Estou disputando um evento mundial aqui no Chile, e estou me dando muito bem. Se tudo der certo, quero levar um título ao Brasil”, contou o atleta que já conquistou o título de vice-campeão brasileiro na categoria sub-18, em novembro do ano passado.

Próximas competições


Ainda segundo Roger, depois que voltar do Chile, nem vai ter tempo para descansar. “Logo em seguida começa o Circuito Brasileiro, nos dias 15 a 18 de junho, na Barra do Jucu – Espírito Santo. Esta será a primeira etapa a qual também pretendo disputar”, disse com entusiasmo.

O adolescente participa do programa Auxílio Atleta da Prefeitura de Pontal do Paraná e compete no esporte desde os 9 anos de idade. Em sua carreira, já coleciona oito títulos importantes.