Ponte de Guaratuba avança para novas frentes; serviços já custaram mais de R$ 2,2 milhões


Por Redação

Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL) garante o avanço das três frentes de trabalho. Foto: Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná.

Um mês após a emissão da licença prévia, a construção da Ponte de Guaratuba segue para a fase de elaboração dos Projetos Executivos e de Engenharia, além disso, também estão sendo realizadas sondagens subaquáticas na baía do município e a elaboração de relatórios ambientais para obter a Licença Ambiental de Instalação, necessária para execução da obra.

As sondagens subaquáticas são realizadas por equipamentos instalados a bordo do catamarã Parceiro do Mar. A embarcação estuda o local desde maio e já realizou oito perfurações para verificar o solo e a corrente marítima local, a fim de avaliar quais técnicas serão necessárias para sustentar a estrutura.

Já os relatórios de engenharia do Projeto Básico e do Projeto Executivo de Engenharia, que estão em produção, contemplam o plano de trabalho, estudos geotécnicos, estudos topográficos, caderno de projetos da OAE, cadernos de projetos da implantação dos canteiros, planos para uso de equipamentos e pesquisa topográfica para implantação do canteiro e dos acessos à ponte.

A terceira frente, crucial para execução da obra, é a elaboração de relatórios ambientais para atender às solicitações dos órgãos competentes. Ao todo, já foram investidos R$ 2.258.369,46 em todos os serviços realizados.

O cronograma da Ponte de Guaratuba prevê um prazo de seis meses para concluir esta etapa atual, com as obras começando ainda no segundo semestre deste ano.

Ponte de Guaratuba

O investimento na Ponte de Guaratuba será de R$ 386,9 milhões, com prazo total de 32 meses, sendo 24 meses para os serviços da obra. Ao todo, entre a ponte e as vias de acesso, a extensão do projeto chega a 3,07 quilômetros.

A ponte terá comprimento de 1.244 metros, com largura útil mínima de 22,60 metros. Estão previstas quatro faixas de tráfego de 3,6 metros cada (pista dupla em cada sentido), duas faixas de segurança de 60 centímetros cada, barreiras rígidas de concreto New Jersey de 40 centímetros, calçadas com ciclovia em ambos os lados (3 metros de largura), e 10 centímetros de guarda-corpo nas extremidades da ponte.

*Com informações da Agência Estadual de Notícias

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