Prefeito Marcelo Roque tem contas de 2017 e 2019 aprovadas pela Câmara de Vereadores


Por Luiza Rampelotti

"Que possamos deixar nosso legado para que os próximos anos sejam prósperos", diz Marcelo Roque

Prefeito Marcelo Roque já teve as contas de 2017, 2018 e 2019 julgadas favoravelmente pela Câmara de Paranaguá. Foto: Prefeitrua de Paranaguá

A Câmara de Paranaguá aprovou, na sessão legislativa de terça-feira (25), as contas do Poder Executivo Municipal referentes aos exercícios financeiros dos anos de 2017 e 2019 – primeiro mandato de Marcelo Roque (Podemos).

Os vereadores favoráveis, 14 ao todo, justificaram estar em consonância aos Acórdãos de Parecer Prévio nº 433/18 e n° 642/20, ambos emitidos pelos membros da Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), os quais recomendaram (sem ressalvas), as respectivas aprovações das contas do prefeito Marcelo Roque dos anos citados. Outros três vereadores se abstiveram da votação.

O líder do governo municipal na Câmara, vereador Junior Leite (PSC), disse que a atual administração é pautada por realizações e responsabilidade. “Prova disso foram os pareceres do TCE-PR, os quais recomendaram as aprovações das contas do prefeito Marcelo Roque, situação que fez com que a Câmara, em sua maioria, seguisse aquilo que foi recomendado pelos técnicos do Tribunal de Contas do Estado do Paraná. Ficamos satisfeitos em saber que a cidade cresce em estrutura ao passo que é acompanhada de muita responsabilidade administrativa”, afirmou.


Responsabilidade, transparência e credibilidade


Para o prefeito Marcelo Roque, a recomendação do TCE-PR pela aprovação das contas demonstra a ‘’responsabilidade, transparência e credibilidade” da gestão. “As contas de 2017, 2018 e 2019 foram previamente aprovadas sem nenhuma observação do Tribunal de Contas do Estado. Isso mostra o cuidado com o dinheiro público que a atual administração tem. Quero parabenizar a todos os nossos funcionários públicos, pois é a dedicação deles que faz toda a diferença”, disse.

Além das contas dos exercícios de 2017 e 2019, aprovadas na semana passada, o Plenário do Palácio Carijó já havia aprovado as contas referentes ao ano de 2018. Apenas as de 2020 ainda não foram analisadas pelo Tribunal de Contas e, consequentemente, não chegaram à Casa de Leis para o julgamento.

De acordo com a avaliação do presidente da Câmara, o vereador Fábio Santos (PSDB), muitas obras estão sendo realizadas na cidade desde 2017, quando Marcelo Roque assumiu a Prefeitura para o primeiro mandato. “Vimos a colocação de mais de 120 km de asfalto pela cidade toda, colocação de manilhamento em muitas regiões onde os alagamentos ocorriam com enorme frequência; tivemos a construção de postos de saúde em diversos bairros, inclusive passamos a ter uma UPA de verdade, além da construção de CMEIS e ampliação de inúmeras escolas, enfim, temos, inegavelmente, uma cidade melhor estruturada nestes últimos anos”, comentou.

Além disso, ele destacou a recomendação para a aprovação das contas feita pelo TCE-PR. “O órgão máximo de fiscalização da administração pública do Paraná, o TCE, respaldou a eficiência administrativa do governo municipal ao recomendar pela aprovação das contas. Isso também me deixa feliz”, disse.

Marcelo Roque


Marcelo Roque assumiu a Prefeitura de Paranaguá em janeiro de 2017, após ter vencido as eleições de 2016 com 44,02% dos votos válidos. A primeira gestão foi marcada, principalmente, pela chegada da Unidade Avançada do Hospital Erasto Gaertner ao município, bem como por inúmeras obras de desenvolvimento, como asfaltamento e espaços esportivos.

Já em 2020, quando disputou a reeleição, obteve ainda mais votos – 49,52%, tendo o apoio de 36.444 eleitores, abrindo quase 10 mil votos de diferença para o segundo colocado. Nesta segunda gestão, que finaliza em 2024, Marcelo continua investindo em áreas fundamentais, como a saúde, segurança e infraestrutura. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foi completamente reformada e modernizada, diversas outras Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão sendo revitalizadas e reconstruídas, centenas de quilômetros de pavimentação estão sendo feitas e, agora, o município conta com uma Muralha Digital – inúmeras câmeras de monitoramento e segurança instaladas em pontos estratégicos e que garantem a identificação, por exemplo, de placas de carros e expressões faciais.

Além disso, ele conquistou ainda mais popularidade, desta vez, estadual e nacional, devido à sua condução na gestão da pandemia de coronavírus. Paranaguá foi uma das cidades que vacinou mais rapidamente a população. 

Por Luiza Rampelotti, com informações da Câmara de Paranaguá

Sair da versão mobile