Prefeitura de Guaratuba intensifica ações no fim de semana de ‘lockdown’


Por Redação Publicado 22/03/2021 às 04h24 Atualizado 15/02/2024 às 21h16
barreira sanitária, guaratuba

Por Marinna Protasiewytch

O primeiro fim de semana de ‘lockdown’ em Guaratuba, mudou o clima na cidade. Com menos carros e pessoas circulando pelas ruas, a prefeitura passou a fiscalizar as regras impostas pelo decreto e buscou fazer valer as determinações. Funcionários de todas as secretarias do Município de Guaratuba, sem exceção, trabalharam voluntariamente como fiscais nas ruas e também nas barreiras restritivas nas entradas da cidade e na área rural.

Em três dias de barreiras impostas, para impedir a chegada de turistas na cidade, foram mais de 300 veículos orientados a retornarem a sua origem. A contenção aconteceu devido ao alto fluxo de visitantes na cidade, que se encontra com uma situação de lotação de leitos e preocupação sanitária.

Na sexta feira (19), foram 49 veículos impedidos de entrar por Matinhos, 92 em Coroados e 21 rural. No sábado (20), foram mais 34 na entrada matinhense, em Coroados mais 53 e, no domingo (21), mais 39 em Coroados e 7 veículos na Prainha.

Vigilância Sanitária

Para fiscalizar o ‘lockdown’, a prefeitura fez visitas a estabelecimentos comerciais e nas ruas do município. Segundo o relatório enviado pela Vigilância Sanitária de Guaratuba, entre sexta-feira (19) e domingo (21), foram realizadas visitas a 154 estabelecimentos. Desses, 99 estavam dentro das regras estipuladas pelo decreto municipal. Em 41 locais foi necessária a orientação por parte dos agentes sanitários. Apenas 13 estabelecimentos tiveram que ser autuados e 1 deles foi interditado.

Guaratuba entra no COMESP

A prefeitura do município teve a confirmação, na última semana, de que a sua entrada no Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná (COMESP) foi aprovada. A inclusão de Guaratuba nessa entidade vai possibilitar o atendimento de especialidades em consultas para a rede de saúde da cidade. “É algo que eu havia me comprometido na campanha eleitoral e, apesar de todas as dificuldades que estamos enfrentando agora, conseguimos avançar as tratativas e ter a aprovação”, indicou o prefeito Roberto Justus (DEM).

A conquista anunciada no último domingo (21) visa trazer um atendimento mais eficaz aos pacientes de Guaratuba que, em momentos de necessidade e corrida contra o tempo, têm na região metropolitana de Curitiba um caminho mais curto para o atendimento necessitado. “Muitas vezes, por conta da ausência da ponte, é mais rápido chegar em equipamentos de saúde em hospitais em São José dos Pinhais, do que no Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá”, explicou o prefeito de Guaratuba.

Segundo o secretário de Saúde do município, Gabriel Modesto, “com o consórcio, a gente vai ter a possibilidade, além de acessar esses serviços de média complexidade na região metropolitana, como consultas e exames, também fazer mutirões e credenciamentos de clínicas particulares. Com esse consórcio, conseguimos fortalecer a atenção primária e fortalecer a saúde da cidade”.